CERCI Braga aguarda aprovação da Segurança Social sobre residência

A Segurança Social ainda não aprovou uma das residências de autonomização e inclusão da Cooperativa de Educação e Reabilitação para Cidadãos mais Incluídos (CERCI) Braga. Além disso, a instituição bracarense continua à espera do reembolso do valor investido na já aprovada.


Recordo que a Segurança Social aprovou as duas candidaturas ao Programa PARES 3.0 no início de 2022 e em dezembro a cooperativa recebeu luz verde da primeira residência. No que toca à segunda, Vera Vaz, administradora da CERCI Braga, espera desenvolvimentos ainda este mês.


“Apesar do histórico nos dizer que estes processos não são fáceis de desbloquear, acho que as entidades têm consciência do impacto que isto tem, quer na vida da organização, quer na vida das próprias pessoas que estão a aguardar a resposta e, portanto, estamos realmente com muita expectativa que possa desbloquear brevemente”, refere a administradora. 

A Passagem de Ano em Braga foi solidária e angariou cerca de 18 mil euros para a CERCI Braga. O montante vai “aliviar bastante” a situação da cooperativa, ajudando a superar o impacto causado pela falta de financiamento. “É um valor muito bom e necessário”, sublinha Vera Vaz, recordando o “esforço enormíssimo em termos financeiros” em 2022. 


“A verba angariada será para suprimir esse défice. Apesar das contas ainda não estarem fechadas, temos consciência do impacto negativo que tivemos para assegurar a continuidade das residências sem esse financiamento”, aponta.

Partilhe esta notícia
Catarina Martins
Catarina Martins

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Music Hal
NO AR Music Hal A seguir: Olhar de Lá e de Cá às 08:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv