Cerca de uma tonelada e meia de resíduos recolhida no Rio Este

A Associação Mãos à Obra (AMO) e a Associação Cultural Rodellus recolheram cerca de uma tonelada e meia de resíduos nas margens e leito do Rio Este. As associações promoveram, no passado sábado, uma ação de sensibilização ambiental, com o objetivo de limpar as margens do rio em Ruílhe.
Em parceria com o grupo Protetores do Rio Este, esta iniciativa assinalou o arranque para o grande evento de limpeza, programado para meados de setembro em várias freguesias do concelho de Braga.
Raquel Sousa, coordenadora por Braga da Associação Mãos à Obra, destaca a quantidade de resíduos recolhida, numa ação que envolveu cerca de 25 voluntários “com muita vontade”. Contudo, revela que a iniciativa ficou “aquém das espectativas, esperando mais adesão”. “As ações da AMO costumam ter sempre mais de 100 voluntários”, reforça. “Como tivemos um interregno devido à pandemia, acreditamos que esse tenha sido o fator para poucos voluntários terem participado”, considera.
Grande parte do material recolhido era “plásticos, sacos e garrafas, bem como como banheiras, fornos e frigoríficos, chegando até aos produtos petrolíferos como recipientes de alcatrão e recorrentes pneus, entre outros”.
