Cerca de 60 refugiados ucranianos chegaram hoje a Guimarães

Cerca de seis dezenas de refugiados ucranianos chegaram, esta terça-feira, a Guimarães. A informação foi avançada pela autarquia, que, através da Rede de Solidariedade e em articulação com a CIM do Ave, tem movido esforços para ajudar o país que foi invadido pela Rússia.
Os cidadãos ucranianos serão agora, maioritariamente, “integrados nas suas famílias”, sendo que “um grupo fica nas instalações cedidas pela Venerável Ordem Terceira de São Francisco”.
De acordo com o comunicado, as despesas do autocarro foram asseguradas pela empresa
Mundifios e pelo Lions Clube de Guimarães.
Na semana passada, saiu de Guimarães “um camião com cerca de 24 toneladas de bens para uma das zonas de apoio ao conflito na Ucrânia, a fim de apoiar as pessoas vulneráveis desta guerra”. “Esta iniciativa contou com o apoio da empresa Amtrol-Alfa, ao ceder o camião TIR que partiu carregado de bens humanitários para ajudar os refugiados ucranianos”, lê-se na mesma nota.
O Município tem disponível uma linha de apoio, através do 967 360 661 e do e-mail pelapaznaucrania@cm-guimaraes.pt, onde esclarece todas as dúvidas sobre o apoio que pode ser prestado.
