Centro Social Vale do Homem já ajudou 500 pessoas com alzheimer ou demência

“Temos que encarar a demência como uma prioridade de saúde publica”. O alerta é deixado por Andreia Costa, diretora do serviço Casa da Alegria, do Centro Social Vale do Homem, que já ajudou mais de meia centena de pessoas com alzheimer ou outras demências.

No Dia Mundial da doença, que se assinala esta quinta-feira, a responsável lembra que a alzheimer é mais comum em pessoas mais velhas, mas a demência pode ser desenvolvida por pessoas mais jovens. Prova disso, é o utente mais jovem que já ajudaram nesta IPSS, que tinha menos de 50 anos.

Na China, um jovem de apenas 19 anos foi diagnosticado com a doença. A confirmar-se que tem mesmo Alzheimer, será o paciente mais novo de sempre a ser diagnosticado com este tipo de demência.

Mais de 47 milhões de pessoas no mundo têm demência, em Portugal são 193 mil


A doença de Alzheimer é uma doença progressiva e irreversível que destrói lentamente as células do cérebro afetando as capacidades cognitivas, como a memória, a linguagem ou a orientação, e é a principal causa de demência.

A maioria das pessoas com doença de Alzheimer começa a apresentar os primeiros sintomas após os 65 anos e, com a progressão da doença, tornam-se mais incapacitadas ao ponto de ficarem totalmente dependentes de outros para as tarefas mais básicas.

A demência é um termo que designa a perda de capacidades cognitivas ao ponto de prejudicar, de forma significativa, a autonomia do doente no desempenho das suas atividades. Existem vários tipos de demência, desde a vascular, fronto-temporal ou por corpos de Lewy.

A Organização Mundial de Saúde estima que em todo o mundo existam 47,5 milhões de pessoas com demência, número que pode atingir os 75,6 milhões em 2030 e quase triplicar em 2050 para os 135,5 milhões.

Em Portugal, não existe qualquer estudo epidemiológico que retrate a real situação do problema, mas os dados da Alzheimer Europe apontam para mais de 193 mil com demência.

O Relatório “Health at a Glance 2017” (“Uma visão da saúde”), da OCDE, colocou Portugal como o 4.º país com mais casos por cada mil habitantes. A média da OCDE é de 14,8 casos por cada mil habitantes, sendo que para Portugal a estimativa é de 19,9.

Doentes que recebem cuidados no CSVH conseguem “preservar as faculdades que ainda mantêm, durante mais tempo”


O Centro Social Vale do Homem dispõe de algumas ajudas a doentes e cuidadores, como a Casa da Alegria, a estrutura residencial para pessoas idosas e um centro de dia especializado em alzheimer e outras demências, o jardim terapêutico e sensorial, o centro de estimulação da mente e de apoio à alzheimer. “A estrutura é para tratamentos e descanso do cuidador, o centro de dia é mais numa vertente de estimulação cognitiva e reabilitação e o centro de apoio à alzheimer é para ajuda aos cuidadores”, detalhou a responsável.

Os doentes que recebem estes cuidados conseguem “preservar as faculdades que ainda mantêm, durante mais tempo”. “Em demências mais secundarias há possibilidade de controlar os fatores de risco e as melhorias são significativas, sendo que os fatores de risco são sedentarismo, tabagismo, consumo excessivo de álcool, poluição, traumatismo, baixa escolaridade, isolamento social, obesidade, diabetes e perda auditiva”, acrescentou.

Os primeiros sinais podem manifestar-se através da “perda de noção do tempo, desorientação, alteração de humor e personalidade, dificuldade em planear e resolver problemas, trocar o lugar das coisas, dificuldade em executar tarefas de familiares e a perda de memória”.

A prevenção também está ao alcance de todos. Andreia Costa aconselha as pessoas a manterem-se “física e mentalmente ativas, a cultivar uma vida social, a controlar tensão arterial, obesidade, diabetes e tabagismo, e a fazer uma alimentação saudável”. “Existe um trabalho longo pela frente, mas as pessoas estão cada vez mais sensíveis a esta matéria e o Hospital de Braga tem feito um excelente trabalho nesse sentido”, finalizou Andreia Costa.

O Centro Social Vale do Homem (CSVH) vai assinalar o Dia Mundial da Doença de Alzheimer com uma sessão de esclarecimento e consciencialização na Casa da Alegria, em Vila Verde, esta quinta-feira.

Partilhe esta notícia
Liliana Oliveira
Liliana Oliveira

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Musicodependência
NO AR Musicodependência A seguir: Terra Pura às 16:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv