Centro Interpretativo do Bom Jesus terá o nome de D. Jorge Ortiga

Centro Interpretativo D. Jorge Ortiga, assim será denominado o novo equipamento prioritário que até setembro de 2023 irá nascer junto ao elevador do mosteiro. A homenagem foi anunciada durante a apresentação do “Bom Jesus: Requalificar III”, esta sexta-feira, no Hotel do Parque. A sessão contou com a presença do Sr. Arcebispo D. Jorge Ortiga, do presidente da CCDRN, António Cunha, da Diretora Regional da Cultura Norte, Laura Castro, do presidente do Turismo do Porto e Norte, Luis Pedro Martins, e do presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio.

O equipamento vai nascer na Casa dos Correios, local onde chega a maioria dos turistas e peregrinos, sendo estimada uma intervenção na ordem dos 850 mil euros para recuperar o edifício do século XVIII, sem alterar a sua fachada. A obra estará ao cargo do arquiteto Carvalho Araújo, do Ateliê de Arquitetura do Beco da Boavista e do arquiteto Paulo Sousa.

O Centro Interpretativo D. Jorge Ortiga irá funcionar no piso superior, sendo que no inferior terá lugar uma cafetaria com espaço de esplanada. Para assegurar o acesso aos dois pisos será instalado um elevador para pessoas com mobilidade reduzida.

Para além destas duas empreitadas, o programa “Bom Jesus: Requalificar III” pretende, segundo o presidente da Confraria do Bom Jesus do Monte, o cónego Mário Martins, “reabilitar, conservar, restaurar e valorizar o Apeadeiro do Elevador e zona envolvente, qualificar a visita com a criação do Centro Interpretativo do Elevador, criar sinalética informativa e interpretativa em toda a estância, entre outros. 

De acordo com uma estimativa feita pela Confraria serão necessários 2,3 milhões de euros para executar todos os projetos englobados pelo “Requalificar III”.  Valor que estará dependente de fundos do Portugal 2030, uma vez que, segundo o Cónego Mário Martins, a Confraria não tem “financiamento disponível para avançar com a intervenção”.

Recorde-se que a segunda fase do “Requalificar” beneficiou de cerca de 2 milhões de euros do Portugal 2020. 

À RUM, o vice-presidente da Confraria do Bom Jesus, Varico Pereira, declara estar “confiante” de que irão conseguir arrecadar as verbas necessárias para concretizar o “Requalificar III”. A Confraria conta também com o apoio da Câmara Municipal de Braga, da CCDRN, Direção Regional da Cultura e com o Turismo do Porto e Norte de Portugal. Os beneméritos que queiram contribuir para a melhoria do Bom Jesus do Monte podem fazê-lo, basta entrar em contacto com a Confraria. 

Recorde-se que ao longo dos últimos 20 anos foram investidos cerca de 20 milhões de euros no Santuário do Bom Jesus do Monte. 



Outras intervenções previstas neste “Requalificar III”.


Até 2023, a ambição passa por descarbonizar a envolvente daquele que é, atrás de Fátima, o segundo Santuário mais procurado pelos peregrinos em Portugal. A ideia é que os automóveis e autocarros fiquem na zona inferior, no parque de estacionamento já existente que será melhorado, visto que a Confraria já tem luz verde da Infraestruturas de Portugal, responsável pelo espaço.

No próximo ano deverá surgir um “novo” acesso ao santuário. Trata-se de um caminho pela natureza que será requalificado.

Além de um Centro Interpretativo do Elevador será criado um alpendre para gerar um maior conforto para os visitantes, principalmente, na altura de maior afluência.

As casas de banho junto ao parque de estacionamento também serão alvo de uma requalificação.

Partilhe esta notícia
Vanessa Batista
Vanessa Batista

Jornalista na RUM

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Music Hal
NO AR Music Hal A seguir: Abel Duarte às 08:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv