Centro IDEA desenvolve plataforma online para auxiliar docentes

Com a suspensão das aulas presenciais na Universidade do Minho devido ao surto do novo coronavírus, grande parte das unidades curriculares estão a ser leccionadas online. De forma a auxiliar os docentes nesta nova dinâmica, o Centro para a Inovação e o Desenvolvimento do Ensino e da Aprendizagem (IDEA) da academia minhota está a desenvolver o IDEA Digital. 


De acordo com o pró-reitor para os Assuntos Estudantis e Inovação Pedagógica, o objectivo da plataforma é “ajudar e os docentes a aumentar a qualidade pedagógica da experiência lectiva que estão a ter online”, apoiando-os na “migração para o ensino medidado por esta tecnologia”. O IDEA Digital contempla o desenvolvimento de guias práticos para a adopção de soluções para ensinar online, oferta de sessões de apoio aos docentes e ainda a partilha de experiências entre professores.


Nesse sentido, no portal do Gabinete de Apoio ao Ensino existe agora uma área dedicada a ‘Soluções de Ensino Online’, com um conjunto de ferramentas, tutoriais e manuais de apoio à adopção do ensino à distância. ‘Dicas para utilização do Blackboard Collaborate Ultra’, ‘O Mundo das ferramentas de ensino: Padlet, Trello, Google Forms e Unsplash’ e ‘Dicas para as primeiras aulas online’ são alguns dos temas abordados nas publicações feitas pela equipa de docentes que compõe o Centro IDEA-UMinho. Manuel João Costa acrescenta que os materiais focam-se em “recursos, metodologias, interactividade e avaliação”.

O IDEA Digital criou também um boletim semanal em que todas as semanas são abordados temas diferentes. “O desafio desta semana foi «como fazer uma transição para o ensino online», esclarecendo quais são as possibilidades, dificuldades e limitações de darmos uma aula online num sistema como a Blackboard Collaborate Ultra ou quais são as vantagens e desvantagens de gravar uma aula e depois disponibilizá-la”, explica.

O curso de medicina já funciona a 100% com o sistema de tele-aulas. Segundo o reitor Rui Vieira de Castro, na última segunda-feira, cerca de 50% das unidades curriculares estavam a funcionar nesse registo. Embora não tenham ainda dados exactos, o pró-reitor para os Assuntos Estudantis e Inovação Pedagógica acredita que entretanto essa percentagem já foi superada, visto que “o volume de acessos à rede da Universidade do Minho tem vindo a aumentar”.

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Tiago Barquinha
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