Centro de saúde da Amorosa cria espaço para Covid-19

 Áreas dedicadas ao novo coronavírus começam a funcionar a partir do próximo sábado. 

O Centro de Saúde da Amorosa terá, a partir do próximo sábado, áreas dedicadas exclusivamente à avaliação e tratamento de utentes com sintomas de Covid-19, por exemplo, febre ou dificuldades respiratórias. Esta é uma parceria entre o Agrupamento de Centros de Saúde do Alto Ave e a Câmara Municipal de Guimarães que desta forma estão a dar seguimento às orientações da ARS Norte. Trata-se de uma forma de reorganizar os recursos humanos e materiais no Serviço Nacional de Saúde de modo a conseguir dar uma resposta mais eficaz ao tratamento do novo coronavírus.

Esta nova valência do centro de saúde vai permitir a identificação de doentes com indicação para autocuidados (tratamento domiciliário), identificar doentes com indicação para avaliação médica nas Áreas Dedicadas COVID-19 nos Cuidados de Saúde Primários e identificar potenciais doentes com indicação para avaliação médica nas Áreas Dedicadas COVID-19 nos Serviços de Urgência.

Para efeito de cuidados personalizados à população passam a existir apenas dois tipos de unidades nos cuidados de saúde primários (CSP-ACES): as Áreas Dedicadas à Covid19 (ADC) que atendem somente utentes com queixas respiratórias ou febre e ainda as Áreas Não Dedicadas à Covid19 (NÃO ADC), que respondem por todos os serviços mínimos, onde se inclui também a recepção de altas hospitalares, excepto as doenças respiratórias agudas ou agudizadas ou febre.

Partilhe esta notícia
Redacção
Redacção

Redacção na RUM

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Elisabete Apresentação
NO AR Elisabete Apresentação A seguir: Negócios à lupa às 11:40
00:00 / 00:00
aaum aaumtv