Centro de Juventude de Braga será palco central do Festival de Política

A quinta edição do Festival de Política que tem como lema deste ano o pós-democracia decorre de 4 a 6 de maio com concertos, conversas, exposições e visitas guiadas.

O Festival de Política está de volta a Braga nos dias 4, 5 e 6 de maio tendo como ponto de encontro o Centro de Juventude. ‘Pós-democracia’ é o tema deste ano. O festival recorde-se, acontece também nas cidades de Lisboa, Coimbra e Loulé.

O programa, que conta com um concerto de JP Simões na noite de sábado foi apresentado esta quarta-feira e é composto por 24 atividades, entre concertos, debates, exposições, espetáculos e momentos de humor. 

O co-diretor do festival, Rui Oliveira Marques, assinala que a diversidade de atividades atrai “públicos diferentes”, sustentando a promoção do festival  junto de associações, escolas e universidades na expetativa de atrair público mais novo. “Esperamos que seja um festival bastante intenso. A nossa proposta é sempre que o público se envolva nas atividades”, começa por explicar.

Na sexta feira JP Simões atua a partir das 21h30, no auditório do Centro de Juventude, com as músicas de José Mário Branco em destaque.

Já na noite de sábado, Fernando Alvim traz a Braga o prémio ‘monstros do ano da política’, momento de humor que marca a saída deste projeto de Lisboa pela primeira vez. 

Antes, na quinta-feira, às 18h00 o Festival de Política inicia oficialmente com uma conversa dedicada à experiência de jovens cidadãos brasileiros a residir em Portugal.

O Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) é um dos parceiros. O diretor regional, Vítor Dias sublinha a importância do tema escolhido para a edição deste ano pela sua atualidade. “Estes valores da democracia, dos direitos humanos, da liberdade, que parecem estar assumidos e fechados, todos os dias vemos que não. Há sociedades onde estamos a retroceder em muitos aspetos, mesmo na Europa. E o festival tem uma dimensão transversal”, argumenta.

O empreendedorismo como uma nova forma de ativismo e participação social é uma das conversas agendadas para o final de tarde de 5 de maio, nesta que será a quinta edição consecutiva em Braga. 


Ricardo Rio, presidente do município realça a diversidade do evento e abertura da cidade a este modelo. “Tem que ser assim,não pode ser com muito formalismo, não pode ser em contexto muito unilateral e acho que o festival com recurso às mais diversas formas de expressão artística acaba por ser uma exortação a uma participação diferente de todos aqueles que nele possam dar também o seu contributo”, completa ainda.


A história e cultura do povo cigano e uma visita guiada por Braga na pré-democracia são outros momentos que marcam esta nova edição.

Também para a tarde de sexta-feira, pelas 18h30, está agendada a iniciativa “Cara-a-cara com os/as deputados/as”, um encontro entre cidadãos e deputados/as representantes dos partidos com assento na Assembleia da República. Durante cinco minutos, os participantes inscritos conversam individualmente com cada deputado/a sobre um tema, dúvida ou questão.

No sábado à tarde, o terraço da Pousada de Juventude trasforma-se numa pista de dança com o apoio do projeto disque.pt que surgiu em Braga há pouco mais de um ano. Trata-se da maior produtora de festas LGBT+ e eventos para a comunidade brasileira imigrante em Braga.

Todos os conteúdos do Festival de Política terão interpretação para língua gestual portuguesa e as exposições terão uma audiodescrição.


PROGRAMA COMPLETO FESTIVAL POLÍTICA EM BRAGA

Partilhe esta notícia
Elsa Moura
Elsa Moura

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Carolina Damas
NO AR Carolina Damas A seguir: Português Suave às 19:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv