Centro de Estudos Galegos da UMinho celebra 25 anos com reflexão sobre migrações

Os 25 anos do Centro de Estudos Galegos da Universidade do Minho vão ficar marcados pela apresentação do novo livro “Galiza, terra irmã de Portugal”, do professor Ramón Villares.

As celebrações arrancam pelas 9h30, com a conferência “As migrações galegas e as suas remessas visíveis e invisíveis”, proferida pelo professor catedrático da Universidade de Santiago de Compostela e professor honoris causa da UMinho, Ramón Villares, no auditório da Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas. A sessão está inserida nas atividades da disciplina de Literatura e Culturas Galegas da UMinho. 

Da parte da tarde, pelas 18h30, na Livraria Centésima Página, a apresentação da obra estará ao cargo do presidente da CCDR-N e antigo reitor da UMinho, António Cunha. 


Ao longo dos anos, o Centro de Estudos Galegos tem contribuído para a aproximação da eurorregião e promoção da língua e cultura galega. Neste momento, segundo o coordenador do centro, Carlos Pazos Justo, a equipa já está a planificar a próxima Semana Cultural Convergências que contará com a colaboração especial de uma “entidade institucional Galega”. A ideia é que esta seja uma jornada “deliberativa e académica sobre o Reino Medieval da Galiza”. 


Entre as iniciativas promovidas pelo CEG estão o Festival Castro Galaico e o Ciclo de Cinema Galego-Português.

Na primavera de 2024, o campus de Gualtar irá receber o Congresso da Associação Internacional de Estudos Galegos, fruto de uma candidatura bem-sucedida dos centros da UMinho, Lisboa e Algarve. 

Partilhe esta notícia
Vanessa Batista
Vanessa Batista

Jornalista na RUM

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
A Nossa Terra
NO AR A Nossa Terra A seguir: Alumni pelo Mundo às 12:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv