Centenas de crianças dão o mote para o regresso aos tempos de Bracara Augvsta

A cidade de Bracara Augvsta está de volta até domingo e abriu portas esta manhã com centenas de crianças, na Praça do Município, para assistirem ao espetáculo ‘Ludi Florei’.
Vestidos a rigor, com trajes romanos elaborados por professores, auxiliares e encarregados de educação, os mais pequenos surgem na praça “felizes”, entusiasmados e com a lição sobre a Braga Romana bem estudada, como nos contaram os próprios, sublinhando algumas diferenças entre os tempos de Bracara Augusta e os dias de hoje, seja pelas roupas, pela comida, mas também pelos meios de deslocação e comunicação.
Nas escolas, o trabalho sobre a Braga Romana não se resume à elaboração de vestes para este dia especial. Os professores procuram ensinar aos mais novos um pouco mais sobre esta época da história.
Mafalda Guimarães, do Centro Escolar da Naia, em Ferreiros, explica que o trabalho pretende “mostrar o que foi Braga, cidade fundadora do império romano”. “Tentamos abordar a parte histórica com os mais velhos, com os mais novinhos é de uma forma mais lúdica, explicando-lhes como era Braga no tempo dos romanos”, acrescenta.
Guiomar Sá Machado, educadora do jardim-de-infância de S. Lázaro, explica que na escola se “brinca ao faz de conta” através de uma história sobre como viviam os romanos na Bracara Augvsta. “Eles gostam de brincar e de se imaginar que hoje são romanos, príncipes e princesas”, nota.
Do lado do Município de Braga, a estratégia pedagógica continua a ser trabalhada. Sílvia Faria, chefe da Divisão de Cultura explica que este ano, através do serviço de mediação cultural ATLAS foram promovidas sessões preparatórias, de conhecimento de património ao longo do ano. “Fazemos circuitas de visitas encenadas, visitas com os técnicos dos museus, juntando a visita guiada e a oficina artística”, esclarece. As visitas esgotam sempre. “Tem sido muito procurado. Além disso, nas últimas edições da Braga Romana tem havido uma procura de escolas fora do concelho de Braga”, revela, assegurando que as iniciativas de caráter pedagógico são para manter.
