Celebrações do 24 de Junho deverão ser presididas pela ministra da Cultura

O executivo de Guimarães aprovou esta quinta-feira por unanimidade as distinções que vão ser atribuídas nas comemorações do dia 24 de Junho. Este ano serão homenageados com medalhas de Mérito Municipal Humanitário os profissionais de saúde e dos serviços essenciais, os voluntários e os benémeritos que estão no combate à Covid-19.
A sessão solene, que se realiza na próxima quarta-feira, às 18 horas, no pátio do Paço dos Duques de Bragança, será, à partida, presidida por Graça Fonseca, ministra da Cultura. O presidente da Câmara Municipal de Guimarães adianta que a confirmação oficial deverá ser dada nas próximas horas. De fora do evento fica novamente o Presidente da República. No ano passado, a Câmara Municipal de Guimarães atribuiu a Medalha de Honra a Marcelo Rebelo de Sousa, o que lhe confere o título de ‘Cidadão Honorário de Guimarães’.
Em 2019, o chefe de Estado não marcou presença porque, de acordo com Domingos Bragança, “a agenda só permitia permancer durante meia-hora em Guimarães”, sendo que o objectivo da autarquia é ter o presidente na cidade “durante todo o dia ou pelo menos durante a tarde”. Já este ano Marcelo Rebelo de Sousa optou por não se deslocar ao concelho vimaranense devido à pandemia, tendo esse convite sido alargado para as comemorações de 2021.
De acordo com as normas estabelecidas pela Direção-Geral da Saúde, a cerimónia terá um máximo de 20 pessoas.
Da lista de convidados fazem parte os vereadores do executivo municipal, o presidente da Assembleia Municipal, os deputados vimaranenses presentes na Assembleia da República e o presidente do conselho de administração do Hospital Senhora da Oliveira, que será o depositário das medalhas atribuídas, a par do Arquivo Municipal Alfredo Pimenta.
