CDU Braga reivindica reforço de medidas sociais pelo Governo

Uma delegação da CDU visitou, esta quarta-feira, a Cruz Vermelha de Braga, para conhecer a situação social no território. Composta por Sandra Cardoso, cabeça de lista da CDU por Braga nas próximas eleições legislativas, e Bárbara Barros, da DORB do PCP, a comitiva esteve reunida com o presidente da delegação de Braga da Cruz Vermelha, Armando Osório.
Em declarações à RUM, Sandra Cardoso deu conta das várias respostas sociais prestadas pela instituição e do “imprescindível papel que tem tido no acolhimento e acompanhamento de pessoas e jovens em situação de risco”, vincando a necessidade de um “maior apoio por parte do Estado”. “Foi uma reunião bastante produtiva, onde ficamos a par das grandes dificuldades com que se deparam estas instituições”, refere, defendendo que “o Governo deve ter uma maior participação e uma maior preocupação com as ações da Cruz Vermelha”.
Segundo a candidata, a centralização da Segurança Social em Lisboa não é benéfica para a região, no sentido em que “não está a par dos problemas”. “Isto é algo que importa levar à Assembleia da República para que as coisas possam levar a outro rumo”, considera.
Sandra Cardoso reitera a necessidade de “mais recursos”, tendo em conta as várias funções desempenhadas pela instituição, e exige, por parte do Governo, “uma aposta séria e estruturada no apoio social às populações, que tem sido, nesta região, maioritariamente garantido por entidades particulares de solidariedade, com destaque para a Cruz Vermelha”.
“O Centro de Acolhimento e Emergência Social (CAES) tem casos bastante complicados e, neste momento, está a ser pensada uma segunda unidade porque não têm resposta para tanta procura. Também o Centro de Alojamento Temporário (C.A.T) está lotado”, aponta, garantindo que a CDU “vai continuar atenta e a tentar fazer com que o Estado assuma a sua responsabilidade”.
