CDU ambiciona eleger um a dois deputados por Braga para lutar pelos salários

Eleger um a dois deputados pelo círculo eleitoral de Braga, de modo a conseguir lutar por mais e melhor emprego e salários dignos no distrito. Esta é a ambição da cabeça-de-lista da CDU, Sandra Cardoso, que esta sexta-feira reuniu com a União dos Sindicatos de Braga. O objetivo foi fazer um diagnóstico da situação social da região e dos trabalhadores.

De acordo com a comunista, o distrito fechou o último ano com 27 mil desempregados, sendo que estes números podem chegar aos 34 mil “caso sejam contabilizados os cidadãos ocupados de forma temporária com o IEFP ou com contratos precários”.

À RUM, Sandra Cardoso aponta ao aumento do salário mínimo nacional para os 1.000 euros já em 2024 e um aumento de pelo menos 150 euros para os restantes.

“Os dados que aqui nos foram apresentados vêm a confirmar aquilo que nós já sabíamos. O desemprego aumentou consideravelmente no distrito, os salários continuam baixos, não fazem frente ao aumento do custo de vida e isto contrasta, de uma forma gritante, com os grandes lucros dos grupos económicos que têm lucros diários de 25 milhões de euros por dia, enquanto que um salário mínimo não chega para pagar as contas ao fim do mês”, reivindica.


A comunista aproveita o momento para lançar farpas ao candidato do PS, Pedro Nuno Santos. “O secretário-geral do Partido Socialista está completamente fora da realidade do que é a vida de um trabalhador. O aumento dos salários tem de ser feito já e não em 2028″, afirma.

A CDU vai mais longe e acusa os deputados eleitos pelo distrito de Braga de durante as eleições fazerem do aumento dos salários uma bandeira, contudo, quando chegam à Assembleia da República votam contra essas mesmas medidas essenciais para a vida dos portugueses. 

Sandra Cardoso considera que o aumento dos salários é essencial para devolver o poder de compra à população e desta forma apoiar as Pequenas e Médias Empresas. Questionada sobre os encerramentos de algumas têxteis na região de Guimarães e Famalicão, a candidata diz estar a acompanhar a situação que considera preocupante, pois na ótica da CDU algumas destas falências “são fraudulentas”.

Partilhe esta notícia
Vanessa Batista
Vanessa Batista

Jornalista na RUM

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Music Hal
NO AR Music Hal A seguir: Espaço RUC às 07:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv