CDU alerta para aumento das carências alimentares dos alunos. CMB promete estar atenta

O vereador da CDU alertou, esta segunda-feira em reunião de câmara, para o aumento das carências alimentares de alguns alunos do concelho de Braga. Uma situação que se tem refletido principalmente no primeiro dia de aulas de cada semana.
Segundo Vítor Rodrigues, há relatos junto da CPCJ – Comissões de Proteção de Crianças e Jovens – que apontam para o facto de algumas crianças não comerem durante o fim de semana, logo é nas escolas que conseguem fazer uma refeição que descreve como “decente”.
“Existem relatos por parte de funcionários das cantinas de que à segunda-feira os pratos vão muito mais rapados que durante o resto da semana”, uma situação que o comunista acreditar estar relacionada com o agravamento dos custos com habitação e alimentação. Vítor Rodrigues fala ainda na duplicação dos pedidos de ajuda junto da CPCJ.
“As escolas são o único suporte em matéria de satisfação de necessidades essenciais”, afirma.
Na resposta, a vereadora com a pasta da educação, Carla Sepúlveda, diz desconhecer a situação apesar da ligação estreita com as escolas e nutricionistas. A responsável garante que irá estar atenta a esta problemática, sendo que até ao momento não foi possível relacionar a quantidade de comida consumida durante a segunda-feira e o resto da semana.
A autarquia está em conjunto com os diretores das escolas a tentar encontrar uma solução para os excedentes que acabam por não ser consumidos nos estabelecimentos de ensino, de modo a dar resposta a algumas famílias sinalizadas.
