CDS quer aumentar número de deputados eleitos por Braga

Manter um deputado é o “serviço mínimo”, aumentar a votação é a “obrigação” e reforçar a representação no parlamento é o “objetivo”. O candidato do CDS pelo círculo de Braga divide em três camadas as expetativas para as legislativas de 30 de janeiro.

Areia de Carvalho parte para a corrida eleitoral “ambicioso” e “otimista”. Ainda assim, tendo em conta que, em 2019, o partido elegeu um deputado, na altura Telmo Correia, “um bocadinho à pele”, destaca a complexidade da tarefa que tem pela frente. “Para passarmos de um para dois deputados, temos que duplicar a nossa votação”, nota.

Em declarações à RUM, define o setor da mobilidade como prioritário. Para o candidato, que esteve na Assembleia da República entre 2005 e 2009, é “premente potenciar o território com a melhoria da qualidade dos transportes”.

No âmbito do Portugal 2030, para a cidade de Braga, está prevista a implementação do BRT – Bus Rapid Transit. Areia de Carvalho é da opinião de que, “do ponto de vista custo-benefício, se trata do projeto que mais facilmente pode ser colocado em prática”. 


Além disso, destaca a importância de haver um ponto central de ligação que una os quatro concelhos do quadrilátero urbano – Braga, Guimarães, Vila Nova de Famalicão e Barcelos -, já que albergam “cerca de 600 mil pessoas”. “Dizem-me que provavelmente, por dia, há mais de um milhão de pessoas a circular por esta zona”, acrescenta.



Areia de Carvalho considera necessário um distrito “mais reivindicativo”


A montante, o número um do CDS por Braga perspetiva que, a confirmarem-se as medidas supracitadas, estariam reunidas as condições para “a melhoria do ambiente e a fixação dos jovens”. Neste último ponto, o candidato lamenta o facto de “os níveis de formação e qualificação elevadas” não terem correspondência no mercado de trabalho. 


“Por um lado, temos um tecido económico pujante, mas depois os jovens não conseguem desenvolver o seu projeto familiar aqui no território”.


Eleito pelo círculo do Porto em 2005, Areia de Carvalho, que tem raízes em Esposende, considera que o distrito precisa de “puxar dos galões”. Atendendo aos níveis de exportação, à juventude e à “universidade de excelência”, no entender do candidato, o distrito precisa de conjugar esforços, de forma a tornar-se “mais reivindicativo”.


O cabeça de lista do CDS por Braga apresenta a candidatura esta sexta-feira, às 19h, no Museu D.Diogo de Sousa, em Braga. Entre os convidados vai estar presente Manuel Monteiro, presidente do partido entre 1992 e 1998.

Partilhe esta notícia
Tiago Barquinha
Tiago Barquinha

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Music Hal
NO AR Music Hal A seguir: Abel Duarte às 08:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv