CCVF celebra 20 anos com nomes como Sérgio Godinho, Rodrigo Amarante e Rocío Molina

Setembro assinala os 20 anos do Centro Cultural Vila Flor (CCVF), em Guimarães. Para marcar a data, o espaço vai celebrar com uma programação especial que inclui concertos, espetáculos de teatro e dança. O aniversário será marcado por eventos como ‘Bailar em Casa’ e um concerto com Sérgio Godinho, Branko e Rocío Molina.


Localizado em pleno coração histórico da cidade berço, o CCVF foi inaugurado a 17 de setembro de 2005 com o propósito de permitir que Guimarães fizesse parte dos roteiros culturais do país, como um equipamento cultural, com funcionamento regular e projeto próprio, de âmbito geográfico regional, nacional e internacional, que tem como missão cocriar, programar e produzir atividades culturais no domínio das artes do espetáculo, numa natureza de ação designada de serviço público.


Entre 12 e 21 de setembro, o espaço acolhe artistas consagrados, novos talentos e a comunidade vimaranense, com propostas que vão do jazz ao flamenco, da música eletrónica à performance coletiva. A programação arranca, nos dias 12 e 13 de setembro, com o já tradicional festival Manta, nos jardins do Vila Flor, que traz os concertos de Sérgio Godinho, Rodrigo Amarante, Hot Air Balloon e Bia Maria e que se alarga a concertos para bebés e oficinas para famílias, promovidas pelo serviço educativo d’A Oficina.


O destaque de aniversário fica para o espetáculo ‘Carnación’, da coreógrafa Rocío Molina com Niño de Elche, marcado para 17 de setembro, no Grande Auditório Francisca Abreu, com a participação do BJazz Choir, grupo local que se junta a esta celebração de dimensão internacional.


No dia seguinte, 18 de setembro, o palco recebe o projeto ‘Bailar em Casa’, iniciativa regular da Casa da Memória que leva ao CCVF dezenas de pessoas para dançar, partilhando a riqueza do património imaterial, a música e a dança, com toda a comunidade. A 19 de setembro, é a vez do saxofonista Ricardo Toscano para uma reinterpretação de ‘A Love Supreme’, de John Coltrane, assinalando os 60 anos do icónico álbum de jazz. 

No sábado, dia 20, a festa volta aos jardins com a energia contagiante de Branko, figura incontornável da música eletrónica portuguesa e fundador dos Buraka Som Sistema, que comemora também 20 anos de carreira. O programa encerra a 21 de setembro com ‘Atlas Guimarães’, uma performance coletiva dirigida por Ana Borralho e João Galante. Cem pessoas do território – recrutadas por open call – vão ocupar o maior palco do CCVF, formando um “mapa humano” de diversidade, identidade e pertença.

Partilhe esta notícia
Marcelo Hermsdorf
Marcelo Hermsdorf

Jornalista na RUM

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Music Hal
NO AR Music Hal A seguir: Espaço RUC às 07:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv