CBM avança com programa piloto de apoio às comunidades ciganas

A Câmara de Braga prepara-se para assinar um protocolo de colaboração com a Fundação “La Caixa” e a BragaHabit com o objetivo de desenvolver um programa piloto, o ValorISA. Em causa estará o apoio ao desenvolvimento de soluções de impacto social junto das comunidades ciganas do município.
O projeto, ao qual serão alocados 30 mil euros, pretende apostar no “desenvolvimento de projetos centrados na satisfação de necessidades sociais do município, bem como a geração de sinergias entre entidades sociais, empresas e instituições ligadas ao desenvolvimento do conhecimento”.
O programa terá a duração de um ano, podendo ser renovável por acordo das partes até um período máximo de três edições. O protocolo prevê encontrar “soluções que visem o sucesso escolar e o acesso a processos de aprendizagem ao longo da vida; a promoção da empregabilidade e de oportunidades de carreira profissional e a promoção de soluções que promovam hábitos de vida saudável, livres de consumos dependentes e comportamentos de risco”.
No final do prazo do protocolo, o Município de Braga e a BragaHabit apresentarão à Fundação “la Caixa” um relatório descrevendo a aplicação dos fundos recebidos, assim como os resultados conseguidos, eventuais constrangimentos verificados ou possíveis propostas de melhoria.
A proposta será apreciada e votada na reunião de Câmara que decorre na terça-feira, 2 de maio.
