Casa do Guarda dará lugar a habitação acessível para jovens e idosos ou famílias jovens com filhos

A Casa do Guarda, na Quinta da Arcela, deverá dar lugar à criação de habitação para arrendamento acessível, sendo que a Câmara vai condicionar subjetivamente os beneficiários, não estando ainda definido o destino. Segundo apurou a RUM, em causa estão duas possibilidades: Ou um projeto que junte idosos e jovens ou um espaço destinado a famílias jovens com filhos. O assunto foi tema de debate no Praça do Município desta semana.
António Lima lamenta que o espaço tenha como destino “mais habitação”, numa zona onde “já há muita construção”. “O destino de parque verde justificava-se mais do que qualquer outro empreendimento”, afirmou António Lima. O comentador diz-se “surpreendido e preocupado” e lamenta que o presidente da Câmara, Ricardo Rio, “se queixe que o Governo não ouve os autarcas, quando os autarcas também não ouvem os munícipes”.
“Há um parceiro que devia ser ouvido, que é a comissão de moradores, que lutou pelo espaço
e que devia ser ouvida antes de surgirem estas notícias públicas”, atirou.
João Granja disse que não estava prevista “construção, para além da volumetria, que corresponde à Casa do Guarda”. “O que houve foi a divulgação de um concurso que foi ganho pelos Cerejeira Fontes para tratar do projeto de preencher o espaço na Casa do Guarda, fazendo com que coabitem naquele espaço idosos e jovens, numa experiência social diferenciada”. “Não há redução nenhuma em relação ao espaço verde que a Câmara continua a defender para aquele espaço. Se houver alteração, julgo que faria sentido falar com a Comissão de Moradores”, acrescentou.
Jorge Cruz também defende “a necessidade de manter aquele espaço verde”. “Mais uma vez, a Câmara peca por deficiente comunicação, tem um problema de comunicação com os munícipes que me parece quase insanável”, criticou. Para Jorge Cruz, a comissão de moradores “devia ser informada dos passos que vão sendo dados”.
Pode voltar a ouvir o Praça do Município hoje, depois do jornal das 20h00.
