Carta para Alimentação Saudável e Sustentável de Braga aposta em produtos tradicionais

Juntar a dimensão ambiental à promoção da saúde. É com base nesta premissa que nasce a carta da alimentação do Município de Braga. A apresentação do documento, destinado a escolas e instituições de solidariedade social, que inclui dez receitas, realizou-se, esta quinta-feira, na Quinta Pedagógica.
O livro sugere um conjunto de boas práticas, como o aumento da oferta de hortofrutícolas e leguminosas nas refeições e lanches escolares, assim como da disponibilidade de água, a escolha preferencial de pão escuro ou de farinha integral com teor de sal inferior a 1g por 100g de pão ou a criação de uma horta na escola ou instituição.
Para a vereadora da Educação, este projeto, que surge na sequência do Dia Mundial da Alimentação, celebrado no domingo, é “muito importante no sentido de promover a alimentação saudável”. “Tentamos incutir desde tenra idade os bons hábitos saudáveis nas crianças, dando-lhes oportunidade de provar alguns alimentos que, em casa, os pais nem sempre dão a provar. Nós temos essa função”, argumenta.
A Carta para Alimentação Saudável e Sustentável foi desenhada pelo pelouro da Educação, em conjunto com o do Ambiente. O vereador Altino Bessa explica que alguns alimentos referidos no livro podem ser encontrados na Quinta Pedagógica, dando os exemplos dos ovos e dos grelos. Assim sendo, com a introdução de alimentos de origem local, destaca, “não há grandes transportes” e “diminui a pegada ecológica”. Lança ainda o repto aos restaurantes para aproveitarem estas sugestões.
No total são dez as receitas apresentadas no livro, escolhidas pelo chef Fábio Bernardino, que, esta quinta-feira, dinamizou um workshop para duas turmas do primeiro ano do Centro Escolar de São Frutuoso. “Costumo trabalhar com alguns municípios, mas chegar a Braga e conhecer crianças tão bem preparadas, que sabem o nome e a origem dos ingredientes, não é uma coisa que se vê de norte a sul do país”, considera.
Sopa de couve com feijão, arroz de grelos com ovos escalfados, couves com feijão e broa, pataniscas de bacalhau (no forno) com arroz de penca e feijão e arroz de bacalhau com tomate cherry assado são algumas das sugestões. A lista de pratos quentes é finalizada com os bolinhos de bacalhau com arroz de feijão verde, coelho assado no forno, com batata assada e tomilho e arroz de frango acompanhado de espinafres. Já as sobremesas escolhidas são ameixas salteadas com crumble de amêndoa e aveia e maçã assada com leite de creme e canela.
