Carolina Gonçalves é candidata à direção da AAUMinho

Carolina Gonçalves é candidata à direção da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUMinho). A estudante de Engenharia Informática lamenta que se esteja a assistir a “um ataque àquilo que é um direito consagrado na Constituição, que é o ensino público, gratuito e de qualidade”. Em entrevista à RUM, Carolina Gonçalves defendeu “uma Associação Académica que lute ao lado dos estudantes e que não esteja calada num momento em que só há ataques perante o que são os seus direitos”.

“Há mais estudantes deslocados na Universidade do Minho do que camas públicas no país inteiro”, atirou.

A estudante de Informática acredita que é possível combater a taxa de abstenção, considerando “incompreensível” os números que marcam sempre as eleições para os órgãos sociais da AAUMinho. Carolina Gonçalves acredita que a Associação Académica tem responsabilidade e deve “mostrar aos estudantes a realidade do que são os seus órgãos sociais”. “Não podemos aceitar que as Reuniões Gerais de Alunos (RGA) tenham 50 a 100 alunos num universo de 21 mil”, afirmou.

Carolina Goncalves fala de uma candidatura que representa “um projeto alternativo, democrático e de luta”.

A lista que encabeça assume-se como sendo “contra a propina, o subfinanciamento crónico do ensino superior ou o regime fundacional”. “É preciso uma Associação Académica que mobilize os estudantes da sua academia e os estudantes que representa, para que saibam o que é que se passa”, reforçou.

A candidata acredita que uma Associação Académica “deve ser reivindicativa, deve lutar, não deve ter medo do que as pessoas vão dizer”.

As eleições para os órgãos sociais da AAUMinho estão agendadas para 10 de dezembro. 

Partilhe esta notícia
Liliana Oliveira
Liliana Oliveira

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Music Hal
NO AR Music Hal A seguir: Espaço RUC às 07:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv