Carlos Videira está de saída da BragaHabit independentemente do cenário autárquico

Carlos Videira vai deixar a administração da BragaHabit, no final deste mandato, independentemente do cenário que as autárquicas ditem em Braga.

Assumiu a administração da empresa municipal em dezembro de 2021, mas, este sábado, no almoço de agradecimento promovido pelas associações de moradores, anunciou publicamente que a sua missão chegou ao fim. “Não tenho dúvidas de que o futuro — do qual não farei parte, pelo menos de forma ativa — será risonho”, afirmou.

De saída, Carlos Videira denotou que, nestas circunstâncias, “há sempre quem pense que o ideal seria que viesse alguém incapaz de dar continuidade ao trabalho feito, porque assim se enalteceriam, por contraste, as qualidades de quem o antecedeu”. “Eu não sou assim. Estou certo de que me sucederá alguém melhor do que eu. Alguém com novas ideias, nova energia e com capacidade para melhorar, aprofundar, corrigir os erros e fazer crescer a dinâmica que hoje aqui celebramos”, afirmou, dando nota que as continua “a acreditar que as atitudes têm que servir para algo mais do que conquistar votos ou justificar passados”. 

“Foi no associativismo que aprendi quase tudo”, disse Carlos Videira, acrescentando que aprendeu “a planear, a lidar com o inesperado, a gerir tempos, pessoas e sentimentos, a pensar e a concretizar”. O administrador executivo da BragaHabit, que também foi presidente da AAUMinho, lembrou ainda que é “ao associativismo que regressa sempre que precisa de se lembrar da essência do que é fazer algo em prol do bem comum”.

O trabalho com as associações de moradores, admitiu, partiu do presidente da Câmara, Ricardo Rio, que marcou presença no almoço de hoje. Depois das reuniões, Carlos Videira estava certo da “necessidade de criar um espaço onde as associações de moradores pudessem dialogar entre si, trocar experiências, identificar pontos comuns, partilhar problemas, soluções, oportunidades e também críticas e reivindicações”.

“Houve, como não poderia deixar de ser numa relação tão próxima, momentos de afastamento, de desilusão, de incompreensão, de discórdia e de tensão, aos quais não terá sido alheia, em alguns momentos, a minha incapacidade em fazer melhor”, apontou. Foi este o ponto de partida para “criar um fórum de participação e foi assim que nasceu a Assembleia de Moradores, no dia 28 de fevereiro de 2022”.

Embora o almoço fosse para agradecer ao administrador o trabalho desenvolvido, os agradecimentos estenderam-se às associações de moradores: “Foram vocês que sugeriram e redigiram a proposta de regulamento do Programa Viva o Bairro. Foram vocês que trouxeram novas estruturas, que incentivaram a criação de associações, que abriram caminho à participação de quem nunca antes tinha participado. Foram vocês que conceberam e executaram projetos de enorme impacto nos vossos territórios, com criatividade, com empenho e com sentido de missão. Foram vocês que conquistaram os inúmeros reconhecimentos internacionais com que fomos brindados nos últimos anos, desde a Comissão Europeia às Nações Unidas”.

Partilhe esta notícia
Liliana Oliveira
Liliana Oliveira

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Elisabete Apresentação
NO AR Elisabete Apresentação A seguir: Sérgio Xavier às 13:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv