Cáritas de Braga apela a donativos para ajudar famílias fragilizadas

O presidente da Cáritas de Braga, João Nogueira, admite que toda a ajuda é bem-vinda, seja em alimentos como em donativos monetários para responder ao número crescente de solicitações. Diariamente chegam novos pedidos de ajuda de famílias que, resultado do aumento do custo de vida, não conseguem uma vida digna, mesmo com trabalho.

Em entrevista à RUM, João Nogueira realça a solidariedade dos bracarenses e de superfícies comerciais sempre que são desafiados a ajudar, mas admite que os apoios são sempre bem acolhidos.

Bens alimentares são os mais solicitados, mas oão Nogueira lembra que os donativos monetários são importantes já que 90% do orçamento está a ser direcionado para o apoio ao pagamento de rendas. “Os donativos diretos permitem ajudar a pagar a habitação com várias respostas que estamos a promover”, esclarece.

Apesar de muitas solicitações diretas, a pobreza envergonhada continua a preocupar a instituição de solidariedade social. O dirigente desafia os cidadãos a estarem atentos ao que acontece em seu redor. “A chamada pobreza envergonhada é, eventualmente, a mais preocupante. Basta imaginar os encargos que [as famílias] têm para saber o que é que fica e temos muitas situações que nos têm chegado através de comunidades e grupos”. “Há aqui este sinal de atenção que temos que dar ao nosso vizinho para podermos ajudá-lo”, sublinhou.

Nesta mesma entrevista ao programa da RUM ‘Campus Verbal’, o presidente da Cáritas de Braga denunciou o aumento crescente de pedidos de ajuda de muitas famílias portuguesas, mas também de muitas famílias de imigrantes que chegam a Braga sem qualquer retaguarda.

Partilhe esta notícia
Elsa Moura
Elsa Moura

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Music Hal
NO AR Music Hal A seguir: Musicodependência às 15:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv