Cáritas Braga recebe cada vez mais pedidos de ajuda alimentar

São cada vez mais as famílias que recorrem à Cáritas Braga para pedir apoio, sobretudo ao nível de bens essenciais.

A crise na habitação e o contexto de inflação estão a afetar a carteira dos portugueses e na área de intervenção da Cáritas Arquidiocesana de Braga, até junho, “houve 223 agregados familiares que foram apoiados em bens alimentares”. No primeiro semestre, foram servidas 12.673 refeições.

Cerca de 40% dos pedidos de ajuda que chegam à delegação de Braga são de família migrantes, mas também há muitos portugueses a bater à porta da Cáritas.

“Persistem as famílias desempregadas, os jovens, muitas pessoas que ao longo dos últimos anos têm persistido neste tipo de apoio e muitos agregados familiares com filhos, em que ambos os membros do agregado trabalham, mas mesmo assim necessitam de um apoio extra para fazer face a todas as despesas”, explicou Diogo Dias, da Cáritas Braga. O perfil é, cada vez mais, diversificado, acrescentou o responsável, frisando que “o salário já não é o garante de estabilidade familiar”, sendo esta uma grande preocupação da Cáritas. “Muitas vezes, pessoas com formação superior recorrem aos nossos serviços para pedir ajuda, até na questão da empregabilidade”, disse ainda.

A grande afluência está a esvaziar o armazém da instituição que se prepara, para realizar uma campanha de recolha de bens essenciais, no Continente do Minho Center, a 25 e 26 agosto.

É necessário, sobretudo, leite, arroz, massa, enlatados e produtos de higiene.

Partilhe esta notícia
Liliana Oliveira
Liliana Oliveira

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Carolina Damas
NO AR Carolina Damas A seguir: Português Suave às 19:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv