Candidaturas para recenseador no quadrilátero estão “dentro do esperado”

As candidaturas para recenseador nos concelhos do quadrilátero urbano estão “dentro do esperado”.

O Instituto Nacional de Estatística (INE) está a recrutar recenseadores para o Censos, processo que é feito de dez em dez anos e que pretende fazer o recenseamento geral da população e habitação nacional.

Em nota enviada à RUM, o INE revela que nos concelhos de Braga, Guimarães, Vila Nova de Famalicão e Barcelos o número de candidaturas a recenseador “está dentro do esperado”, sendo que, no total do país, já foram submetidas 50 mil candidaturas, distribuídas pelos 308 municípios de todo o território nacional.

Destas 50 mil candidaturas, serão contratadas 11 mil pessoas, com preferência a pessoas que residem numa freguesia para a qual se candidatam, estando ainda asseguradas equipas de reserva. O contrato para os selecionados será de prestação de serviços, com a duração de dois meses (entre Abril e Junho). 


Os candidatos devem assim estar coletados nas Finanças como trabalhadores independentes, ou ter a possibilidade de recorrer ao acto isolado, e estar inscritos na Segurança Social como trabalhadores independentes ou estarem isentos. Cada recenseador terá 600 alojamentos atribuídos e, no final do trabalho que se prevê de seis semanas, vai receber cerca de 1500 euros.


Em tempos de pandemia, o processo de recenseamento será feito sobretudo através da internet, mas também por telefone, dirigida a grupos de população com maior dificuldade de resposta pela internet ou impedidos de contacto presencial, por razões de saúde.

Apesar das 50 mil candidaturas, o processo de recrutamento para recenseador termina só no próximo domingo, dia 21 de fevereiro. Os Censos 2021 vão começar a 19 de abril.

Partilhe esta notícia
Pedro Magalhães
Pedro Magalhães

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Praça do Município
NO AR Praça do Município A seguir: Clube de combate às 13:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv