Candidato do BE quer rede de creches e agência de inovação em Barcelos

Nos lugares cimeiros da lista do Bloco de Esquerda à Câmara de Barcelos estão Isabel Vale, número dois, e Miguel Martins, independente a ocupar o 3.º lugar, ambos docentes. Catarina Martins esteve em Barcelos, na apresentação da candidatura.

Um novo hospital público, uma rede de creches financiada pelo Governo no caso de famílias carenciadas, uma Agência de Inovação e Desenvolvimento, criada em parceria com instituições de ensino superior, ou um metro a ligar o quadrilátero urbano. Estas são algumas das propostas eleitorais do Bloco de Esquerda para Barcelos.

Manuel Carlos Silva, candidato à Câmara Municipal, e José Maria Cardoso, número um na lista candidata à Assembleia Municipal, apresentaram algumas das ideias que o partido defende para o território, na presença da coordenadora naciona do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, esta segunda-feira.

Em entrevista à RUM, Manuel Carlos Silva adiantou que, embora a lista à Câmara ainda não esteja totalmente fechada, nos lugares cimeiros estão Isabel Vale, número dois, e Miguel Martins, independente a ocupar o 3.º lugar, ambos docentes.

Em Barcelos, o professor aposentado da Universidade do Minho quer implementar ideias que vigoram no norte da Europa, nomeadamente “financiamento público” para “famílias carenciadas”, que não tenham possibilidade de pagar a mensalidade da creche. A rede de creches proposta pelos bloquistas pode passa pelo “reaproveitamente de espaços” que existam no concelho, mas o processo, diz Manuel Carlos Silva, “tem que ser analisado com a Segurança Social”.

Na lista de propostas consta ainda a criação de uma Agência de Inovação e Desenvolvimento, “em articulação entre a Câmara e o IPCA e a UMinho, para melhorar um concelho que no quadro da globalização está a perder terreno, porque a indústria têxtil não diversificou”.

Catarina Martins diz que “Manuel Carlos Silva é o melhor tipo de académico, o que sabe ligar a teoria com as lutas das pessoas”

Na mobilidade, a ideia do metro não é uma novidade, mas o candidato voltou a atacar PS e PSD, lamentando que os autarcas do quadrilátero urbano, ou seja, Miguel Costa Gomes (PS), Paulo Cunha (PSD), Domingos Bragança (PS) e Ricardo Rio (PSD) “não tenham a capacidade de se sentarem à mesa e reivindicar junto do poder central” esta ambição antiga. Para o Bloco, trata-se de “uma necessidade” e de um aspeto “central”.

O dossiê do novo Hospital também é antigo. Manuel Carlos Silva acusa o Partido Socialista, atualmente no poder autárquico, de “não se empenhar” e o PSD, que liderou os destinos da Câmara em outros tempos, de “falta de vontade em aproveitar recursos disponibilizados naquele tempo”. “Em termos populacionais justifica um novo hospital público, com mais valências e capacidade, e da parte camarária deve ser disponibilizado o terreno e as infraestruturas, para que, depois, seja realizado com custos do erário público”, acrescentou.

Catarina Martins felicitou o trabalho feito por José Maria Cardoso contra a privatização das águas de Barcelos, “trabalho esse que nos ajudou em todo o país”. A coordenadora do Bloco de Esquerda referiu que “o Manuel Carlos Silva é o melhor tipo de académico, o que sabe ligar a teoria com as lutas das pessoas”.

Catarina Martins tocou nas questões da habitação e dos transportes, sugerindo o uso do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para a construção de parques de habitação pública, “garantindo que quem precisa tenha habitação, sendo um investimento recuperável porque, quem vive do seu trabalho nunca se esquece de pagar a renda”.

Manuel Carlos Silva, de 74 anos, aposentado, fez carreira como professor catedrático em Sociologia na Universidade do Minho. Não é novo na corrida autárquica a Barcelos, tendo sido candidato pela CDU em eleições anteriores. Entra, em 2021, na corrida autárquica pelo Bloco de Esquerda, com a ambição de conquistar um lugar inédito na vereação e de aumentar o número de deputados municipais (atualmente são dois).

Partilhe esta notícia
Liliana Oliveira
Liliana Oliveira

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Music Hal
NO AR Music Hal A seguir: Abel Duarte às 08:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv