Campanha “Dê Troco a Quem Precisa” arranca hoje para apoiar portugueses sem acesso a medicamentos

Arranca esta segunda-feira, em mais de 500 farmácias por todo o país, a 13.ª edição da campanha solidária “Dê Troco a Quem Precisa”, promovida pela Associação Dignitude, com o objetivo de ajudar famílias que não conseguem comprar os medicamentos prescritos pelo médico por falta de recursos financeiros.
Segundo dados divulgados pela Dignitude, um em cada 10 portugueses enfrenta dificuldades em pagar os medicamentos de que precisa. A campanha convida todos os cidadãos a doar o troco das suas compras nas farmácias ao Programa abem: Rede Solidária do Medicamento, que desde 2016 já apoiou mais de 40 mil pessoas.
Apesar de o programa não ter contacto direto com os beneficiários, funciona com uma rede de parceiros locais, como Instituições Particulares de Solidariedade Social, juntas de freguesia e câmaras municipais, que fazem a identificação das famílias em situação de vulnerabilidade.
Desde a sua criação, a iniciativa já permitiu distribuir mais de 2,7 milhões de embalagens de medicamentos, angariando entre 35 mil a 40 mil euros por edição.
A campanha decorre até 6 de junho e está disponível em todo o território nacional, incluindo as Regiões Autónomas. Os donativos podem ser feitos diretamente nas farmácias aderentes ou através do site do Programa abem.
c/Lusa
