Câmaras de Braga e Guimarães juntam-se a projeto para jovens em risco de exclusão social

As Câmaras de Braga e Guimarães juntaram-se ao projeto ‘Imagine’, promovido pela DiVERGE, como investidores sociais. Em causa está um projeto de empreendedorismo para jovens em risco de exclusão social.
O diretor da empresa, João Esteves, explicou, em entrevista à RUM, que o objetivo é dotar os jovens de competências para a empregabilidade e igualdade de oportunidades para jovens entre os 16 e 24 anos de idade.
O objetivo final, acrescenta, é “lançar umas sapatilhas em nome próprio, no site da Diverge, para que outras pessoas, nos 100 países onde a empresa já vende, possam comprar”.
Entre os investidores sociais que se têm juntado ao projeto estão, recentemente, as Câmaras de Braga e Guimarães, “com vista a apoiar neste caso um projeto com a Portugal Inovação Social”.
“Contamos fazer cerca de seis projetos, seis instâncias do Imagine em Guimarães e seis instâncias do Imagine em Braga. Portanto, abrangendo um total de 120 jovens, mas podendo chegar a um número ligeiramente superior”, explicou João Esteves.
As autarquias facilitam a ligação às entidades que lidam com estes jovens, no terreno. As sessões servem para lhes transmitir conhecimentos sobre “empregabilidade, autoconhecimento, comunicação efetiva, mentalidade autoconfiante, concentração, gestão de tempo”. Depois, as sessões focam-se em conceitos como “o que é uma marca, o que é que faz uma boa marca, como criar uma boa marca, como comunicar uma boa marca ou como planear um negócio”. Segue-se uma sessão sobre “noções básicas de design, que faz a ponte para reflexão sobre a sua própria marca pessoal, quais é que são as sapatilhas que vão fazer, de que cores, de que estilo”. “Entram no nosso site e gratuitamente compõem no customizador 3D os sneakers que mais gostam, podem até personalizar com uma mensagem”, acrescentou. As sapatilhas são, depois, lançadas no site “para que outras pessoas possam comprar e eles possam receber 20 euros de cada venda da coleção deles”.
O projeto deve arrancar no início de maio em Braga e Guimarães. O Imagine tem vindo a expandir-se e poderá chegar aos 65 programas nos próximos dois anos e meio, envolvendo mil jovens. Recentemente, foram aprovadas mais três candidaturas do Imagine pelo Portugal Inovação Social, o que permitirá fazer 65 programas, envolvendo 650 jovens.
