Câmara vai propor classificação de interesse nacional para Arcada

A Câmara de Braga deve aprovar hoje, em reunião do executivo municipal, a abertura de procedimento para classificar como bem cultural de interesse municipal o edifício n.º1 da Praça da República, e também a execução de uma proposta de classificação de âmbito nacional para o conjunto edificado que compõe a Arcada.
A proposta para classificação do Edifício n.º1 da Praça da República como de interesse municipal acontece depois da Unidade de Arqueologia da Universidade do Minho (UAUM) ter realizado trabalhos arqueológicos de sondagem e acompanhamento das obras ali realizadas, “a pedido do proprietário do imóvel”, lê-se no doumento que justifica a vontade do município de classificar o imóvel.
A UAUM justifica que “os vestígios arqueológicos identificados na intervenção, relacionados com o castelo tardo-medieval e moderno da cidade de Braga, bem como com a evolução do edificado nesta zona, revestem grande importância no contexto da história urbana bracarense”. Neste âmbito, a UAUM teve o contributo de técnicos da Divisão de Arqueologia do Município e da Divisão de Bens Culturais da Direcção Regional da Cultura do Norte.
O documento e o estudo que dá validade ao processo de classificação pode ser consultado aqui.
