Câmara Municipal de Braga barra acessos à ecovia

Há mais de uma semana que estão vedados os acessos ao Parque da Ponte, Parque das Camélias, ao Monte Picoto e aos parques infantis mas, esta segunda-feira, o Município de Braga decidiu reforçar as medidas para impedir a circulação abundante de pessoas. Todos os acessos à ecovia e ao Parque da Rodovia estão barrados.
A autarquia colocou barreiras metálicas com avisos em todos eles. O objectivo é impedir que os bracarenses continuem a procurar estas zonas para a realização de caminhadas, corridas e passeios mais longos junto ao rio Este.
“Decidimos colocar as barreiras para evitar o que tem vindo a acontecer. Ainda este fim-de-semana, toda a Ecovia estava a ser utilizada por centenas de pessoas sem qualquer cuidado de manter o distanciamento necessário. Já tínhamos colocado avisos, mas não foram levados em conta. Tivemos de tomar esta medida. Além disso, a Polícia Municipal anda na rua a apelar às pessoas que vão para casa. É a pensar a saúde dos bracarenses e de todos nós que tomamos estas decisões. Não são decisões fáceis”, atira a vereadora do Desporto.
Sameiro Araújo apela ao esforço dos bracarenses para que “rapidamente seja possível fazer passeios e corridas”.
Reconhecendo que passou anos a incentivar os bracarenses a praticar desporto ao ar livre, a vereadora apela agora à compreensão e esforço da população e sugere que “façam exercício em casa”.
A vice-presidente denunciou mais um caso de desrespeito constatado na tarde desta segunda-feira, pela própria, no Parque das Camélias. Sameiro Araújo explica que mesmo com estes espaços encerrados, as pessoas saltam vedações, brincam, levam crianças e animais. “Não têm noção desta realidade, deste perigo”, lamenta.
Quanto àqueles que utilizam a ecovia para deslocações para o local de trabalho, apelou à compreensão.
Já na manhã deste domingo, a GNR tinha sido obrigada a barrar o acesso ao escadório do Bom Jesus, precisamente pela elevada afluência de pessoas.
