Câmara desafia bracarenses a pedalar em troca de vouchers para o comércio local

Entre 1 de junho e 30 de setembro, os bracarenses são desafiados a pedalar para acumular dinheiro e gastar no comércio local ou junto de parceiros culturais. Braga é uma das três cidades europeias, a par com Istambul, na Turquia, e Tallín, na Estónia, que aderiu ao projecto ´Bicification – O Futuro em Duas Rodas. Por cá, o projeto tem um limite de 500 participantes e nos primeiros dias de inscrições já há mais de quatro centenas de interessados.

Na apresentação do projeto, esta quarta-feira, a vereadora da mobilidade, Olga Pereira, explicou que o Bicification é destinado a pessoas que estejam a “residir ou trabalhar em Braga, que tenham mais de 15 anos de idade e ser proprietário de uma bicicleta e smartphone”. Os participantes poderão acumular €0.25/km para viagens casa/escola ou casa/trabalho e €0.07/km para viagens genéricas, num máximo de um euro por dia e 28 euros por mês.

O projecto europeu ´Bicification´ conta com um financiamento de 60 mil euros pelo EIT Urban Mobility, uma iniciativa do Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (EIT).

As expectativas da Associação Empresarial de Braga são altas, prevendo-se a adesão de “uma centena de estabelecimentos, de setorers diversos, sobretudo ligados ao alimentar, restauração e artigos desportivos”.

“O nosso papel é criar uma rede de equipamentos aderentes, sensibilizando e formando os empresários”, referiu Rui Marques, diretor-geral da AEB, para quem o Bicification “é um projeto inovador, ganhador e que será replicado num conjunto de outras cidades”.

O presidente da Câmara adiantou que será apresentado em breve o Pacto para a Mobilidade, envolvendo “as empresas para que junto dos colaboradores sejam indutoras de novas formas de mobilidade”.

Ricardo Rio apelou ainda aos operadores de partilha de bicicletas que se instalem em Braga para oferecerem um serviço idêntico ao que já acontece com as trotinetes”.

Este projeto-piloto visa incentivar o uso da mobilidade suave e estudar o comportamento dos cidadãos para auxiliar os decisores políticos na implementação de medidas. Através de um sistema GPS e da App associada será possível monitorizar as deslocações em bicicleta efetuadas e mapear as rotas preferidas dos utilizadores, possibilitando, entre outros aspectos, avaliar quais os pontos estratégicos a investir em termos de infraestrutura na cidade.

O sistema de monitorização e certificação de viagens de bicicleta é desenvolvido pela Pin Bike, uma tecnologia italiana patenteada e antifraude que certifica viagens de bicicleta e permite que uma cidade, empresa ou instituição de ensino emita incentivos monetários aos cidadãos que vão para o trabalho ou para a escola.

As inscrições estão abertas até 31 de maio e podem ser feitas aqui. O projeto inicia a 1 de junho e prolonga-se até 30 de setembro.

Partilhe esta notícia
Liliana Oliveira
Liliana Oliveira

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Olhar de Lá e de Cá
NO AR Olhar de Lá e de Cá A seguir: A Nossa Terra às 10:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv