Câmara de Guimarães quer perceber quais os hábitos ambientais dos vimaranenses

A Câmara de Guimarães quer perceber quais os hábitos ambientais dos vimaranenses tendo em vista uma nova candidatura a Capital Verde Europeia em 2024.
Para isso, através de um trabalho liderado pelo Laboratório da Paisagem – no âmbito da Estrutura de Missão Guimarães 2030 –, vai inquirir 1000 cidadãos, num inquérito disponibilizado online, sobre os hábitos dos vimaranenses em matérias como resíduos urbanos, água e energia, ou o uso das áreas verdes e dos transportes.
“O questionário permite-nos verificar de que forma é que o cidadão procede ao tratamento dos seus resíduos, se faz a devida separação, ou quais os seus hábitos de utilização de transporte. São áreas fundamentais com vista à preparação de uma futura candidatura a apresentar por Guimarães a Capital Verde Europeia”, descreve à RUM Sofia Ferreira, vereadora do ambiente na autarquia vimaranense.
Os resultados do inquérito vão também permitir entender a evolução dos hábitos ambientais em relação a 2015, ano em que foi lançado “um estudo semelhante” e, ainda, saber de que modo os vimaranenses avaliam o trabalho da autarquia entre esse período.
“Queremos saber qual a perceção do vimaranense relativamente ao trabalho desenvolvido e aquilo que é sinalizado como importante para, em conjunto, ser feita a transformação para tornar o concelho mais sustentável”, explica a vereadora.
O resultado final do inquérito, revelou ainda Sofia Ferreira, deve ser apresentado ainda antes de junho.
Recorde-se que Guimarães foi candidata a Capital Verde Europeia 2020, mas Lisboa acabou por vencer o prémio. O presidente da autarquia vimaranense já manifestou a intenção de renovar a candidatura em 2021, com o objetivo de Guimarães poder ser Capital Verde Europeia em 2024.
