Câmara de Famalicão quer melhores condições habitacionais no concelho

A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, com o apoio da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto e do Programa Habitar, está a desenvolver uma Estratégia Local de Habitação (ELH) para o concelho.
O objetivo é identificar os principais problemas habitacionais do território, com o intuito de mobilizar financiamento público para os resolver.
Em entrevista à RUM, Francisca Magalhães, diretora do Departamento de Ordenamento e Gestão Urbanística da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, explicou que “existem poucos fogos disponíveis para arrendamento e é necessário aumentar essa oferta, bem como conseguir reforçar os apoios à renda”.
“Há muitos edifícios degragados e devolutos e esta estratégia vai permitir aceder ao programa nacional 1.º Direito, que permite reabilitar edifícios e disponibilizá-los para habitação, para entidades públicas ou privados. Temos também necessidade de reabilitar do parque habitacional social existente, sobretudo ao nível da eficiência energética, uma vez que a Câmara tem investido na reabilitação destas estruturas”, acrescentou a arquiteta.
Esta estratégia tem como objetivo “encontrar soluções para os jovens ou para as famílias que, não sendo carenciadas, tenham encargos muito elevados”.
Com esta estretégia, a autarquia quer melhorar as condições de habitação dos famalicenses, “tendo em conta a valorização do mercado imobiliário, com rendas elevadas e a oferta privada direcionada para um segmento alto da população”.
Para identificar os principais problemas habitacionais, a autarquia está a elaborar um diagnóstico destinado à população que vive ou que deseja viver no concelho, solicitanto aos famalicenses o preenchimento de um inquérito, disponível aqui. Além disso, revelou Francisca Magalhães, uma equipa municipal está já no terreno a fazer um um conjunto de ações e levantamento dos principais problemas.
Os primeiros resultados desta estratégia deverão ser conhecidos no final do mês de Março.
