Câmara de Famalicão lança medidas de apoio a imigrantes ucranianos

A Câmara de Vila Nova de Famalicão vai disponibilizar, a partir desta quarta-feira, uma linha direta de apoio à comunidade ucraniana residente no concelho e aos cidadãos da Ucrânia que cheguem a território famalicense. A informação foi partilhada pela autarquia, em comunicado.
Na sequência de uma reunião com uma família ucraniana residente no município que está já a acolher familiares fugidos da guerra, o presidente da Câmara Municipal, Mário Passos, anunciou “a ativação com carácter de urgência de um vasto conjunto de respostas solidárias”.
Serão criadas várias bolsas de disponibilidade de ajuda, como bolsa de voluntários extraordinária inteiramente dedicada ao acompanhamento destes cidadãos, uma bolsa de disponibilidades de alojamento, de emprego, e de ajudas técnicas e profissionais disponíveis.
A Câmara Municipal vai ainda proceder a uma alteração aos seus regulamentos de apoios sociais para conseguir “dar resposta imediata extraordinária” aos cidadãos que cheguem fugidos do conflito, apoios que até agora chegam aos cidadãos famalicenses ou aos residentes há mais de três anos no território.
Pretende ainda acionar medidas extraordinárias ao nível da educação, nomeadamente no apoio à aprendizagem do português, e da saúde.
Numa outra dimensão, o município está a recolher informação completa sobre as disponibilidades de acolhimento no território para dar resposta aos refugiados que se viram obrigados a abandonar o país e que procurem o concelho. Neste momento, Vila Nova de Famalicão tem perto de três centenas de imigrantes ucranianos.
A linha de apoio direta tem o número de telefone 932018305 e o email claim@famalicao.pt. A linha é coordenada pelo Gabinete de Integração de Migrantes.
