Câmara de Famalicão articula com UMinho criação de mais laboratórios em S.Cosme

A Câmara de Famalicão está a articular com a Universidade do Minho a criação de mais laboratórios, no centro de investigação localizado em S. Cosme, “que se dediquem à investigação aplicada, por forma a que as empresas sejam mais apoiadas”. A informação foi avançada pelo autarca Mário Passos, esta terça-feira, no 5.º Forum Económico Famalicão Made IN. O presidente da Câmara quer ainda criar mais centros como o CITEVE e o CeNTI, “que passou de meia dúzia de investigadores para mais de 180”.
A aposta na inovação, acrescentou Mário Passos, permitiu que, na última década, se registasse “um acréscimo de 250% no que concerne ao número de mestrandos e doutorandos que estão a trabalhar por conta de outrem no território de Famalicão”. Além disso, o autarca evidenciou ainda “o aumento de 200% no investimento que o tecido produtivo e instituições, nomeadamente centros tecnológicos, fizeram em investigação e desenvolvimento”.
A aposta na formação profissional é também uma prioridade para o município. Mário Passos considera que é “uma grande alavanca sob ponto de vista dos recursos humanos necessários para alimentar as empresas”. “Trabalhamos muito para que uma nova geração de escolas profissionais surja em Famalicão e estamos a falar de centros tecnológicos especializados. Famalicão conseguiu metade dos que estavam disponíveis para a CIM Ave e tantos como nós só Lisboa e Porto é que conseguiram”, afirmou.
A celebrar 10 anos, o Famalicão Made IN, um programa criado pela autarquia para promover o desenvolvimento económico do concelho, já permitiu a criação de 411 novas empresas e mais de três mil postos de trabalho. “Conseguimos arrecadar cerca de 380 milhões de euros de novo investimento, que reforçou o tecido produtivo, comercial e de serviços. O nosso contributo para a balança comercial nacional foi de mais de mil milhões de euros de excedente positivo e somos o segundo valor acrescentado bruto nacional”, detalhou.
O 5.º Forum Económico Famalicão Made IN decorreu, esta terça-feira, na Casa das Artes.
