Câmara de Famalicão abre candidaturas para apoio excecional aos estudantes universitários

O Município de Vila Nova de Famalicão decidiu, “por força das circunstâncias que vivemos”, abrir um período excecional de candidaturas a bolsas de estudo para o Ensino Superior, de 29 de Março a 29 de Maio. A medida foi submetida a votação na reunião do executivo municipal, esta quinta-feira, tendo sido aprovada por unanimidade.
O período de candidaturas decorre, normalmente, entre 15 de outubro e 15 de novembro, mas, segundo o presidente da autarquia, Paulo Cunha, “há situações familiares que se garavam fora deste período”, nomeadamente “pessoas que perdem o posto de trabalho, que entram em lay-off ou que subitamente ficam privados de rendimentos”. Tendo conhecimento de situações destas no concelho, a Câmara decidiu reforçar com 30 mil euros o programa de apoio aos estudantes famalicenses do Ensino Superior.
Recorde-se que, em 2020, a autarquia já havia decidido canalizar “o maior valor de sempre” para este programa, disponibilizando “mais de 222 mil euros”. Foram entregues 364 bolsas de estudo.
“Para o próximo ano letivo, já há o período normal de candidaturas, mas se percebermso que faz sentido o período excecional certamente também o faremos”, garantiu o autarca.
A bolsa do município de Famalicão tem vários escalões, dependendo dos rendimentos, despesas e valor da propina apresentados, mas trata-se de um montante anual, “que cobre todo o ano letivo”.
O novo período de candidaturas decorre agora entre 29 de março e 29 de maio e destina-se aos alunos do concelho que frequentam o ensino superior, cursos de especialização tecnológica e cursos técnicos e superiores profissionais e que, no atual contexto pandémico, viram os rendimentos das suas famílias serem afetados nos últimos meses, mais concretamente, após a época normal de candidaturas que decorreu entre outubro e novembro do ano passado.
Os estudantes podem apresentar candidatura eletrónica no Portal da Juventude de Vila Nova de Famalicão, juntando os documentos solicitados na plataforma. Apenas se admitem candidaturas de estudantes que neste ano letivo de 2020/2021 não tenham sido já contemplados com este apoio municipal.
