Câmara de Braga solidária com cidade turca de Gaziantep

O executivo municipal de Braga aprovou, esta segunda-feira, por unanimidade, um voto de solidariedade com a cidade turca de Gaziantep, uma das atingidas pelo sismo de magnitude 7,8 na escala de Richter, que se registou de madrugada, entre o sul da Turquia e o norte da Síria. A esta hora [12h30] confirmam-se, pelo menos, 1.400 mortos e cerca de 5.383 feridos na sequência deste fenómeno.
Precisamente na reunião de executivo desta segunda-feira, os vereadores foram chamados a votar o protocolo de geminação entre Braga e Gaziantep. O autarca Ricardo Rio, deu conta das ligações já existentes entre as duas regiões, manifestando a solidariedade dos bracarenses. “Só hoje estamos a formalizar o acordo de geminação e é uma tragédia. Além da dimensão humana, há também uma dimensão patrimonial que tem conseqências devastadoras. Associamo-nos, com toda a solidariedade, a esta tragédia”, afirmou.
Gaziantep é cidade criativa de Gastronomia da UNESCO e um importante centro económico do sudeste da Turquia.
No acordo de geminação proposto na reunião, os socialistas sugeriram que fosse retirada a frase em que se considera que Braga e aquela cidade turca partilham os mesmos valores políticos. Ora, a maioria atendeu à verificação, mas com um reparo do autarca. “O objetivo é a colaboração com estas cidades e regiões com quem temos tido grandes frutos. O caso concreto de Gaziantep tem sido muito positivo, desde logo na nossa participação na rede das cidades criativas, mas também noutros domínios. Estamos a falar de uma cidade e de um país democrático. No caso concreto, a presidente de câmara citada foi eleita, é uma das mulheres autarcas no país onde existe também liberdade religiosa. Não há assim tantas diferenças. Poderá haver divergências políticas, mas não é o que releva para este efeito”, respondeu.
Braga e Gaziantep integram atualmente a rede de Cidades Criativas da UNESCO e também a EUROCITIES.
O acordo de geminação firmado esta segunda-feira prevê o estabelecimento de relações no âmbito científico, social, ambiental, cultural, desportivo e económico. A cidade turca, uma das afetadas pelo sismo desta segunda-feira, conta atualmente com cerca de dois milhões de habitantes e é uma das cidades mais antigas do mundo.
