Câmara de Braga reforça investimento para esterilização animal

O município de Braga vai praticamente duplicar o investimento no programa CED – Captura, Esterilização e Devolução. No entanto, ainda relativo ao programa que começou no ano anterior, até 28 de fevereiro de 2023, qualquer cidadão pode recorrer a este apoio municipal que pretende contribuir para a diminuição de animais errantes em Braga. “Qualquer pessoa que tenha um animal pode recorrer a este apoio”, começa por assinalar o vereador da Proteção Civil, Altino Bessa, ouvido pela RUM. “São 15 mil euros disponibilizados para esta medida, porque o que pretendemos é ter cada vez menos animais errantes e uma população controlada na rua”, explica.
Ao longo do ano decorre uma campanha com uma verba de 20 mil euros para as associações e 5 mil euros para famílias carenciadas. Entretanto, o município pretende reforçar este investimento. “Este ano vai aumentar para 40 mil euros. Não queremos que se torne um problema de saúde pública. Vamos chegar a um ponto em que vamos estabilizar a população errante e depois os investimentos, eventualmente, serão menores”, justifica o responsável.
Recorde-se que num passado recente foram estabelecidos protocolos com associações de proteção animal do Concelho (Abandoned Pets, a Associação para a Protecção de Animais Errantes de Braga (APPANIBRAG) e a Bragatos), para a implementação do programa CED (Captura, Esterilização e Devolução) de gatos de rua, resultando, entre 2018 e 2021, na esterilização de 620 gatos errantes, dos quais, 173 gatos e 447 gatas, capturados em todo o território do Concelho de Braga. Estima-se que o trabalho desenvolvido tenha permitido o controlo de cerca de 1400 ninhadas e o nascimento de mais de 7000 crias.
No decorrer do processo de esterilização, todos os animais são simultaneamente identificados electronicamente, desparasitados, vacinados e registados na base de dados SIAC. Posteriormente são devolvidos ao local de origem ou encaminhados para a adopção.
Outra dimensão do projecto CED, é dar resposta às questões de limpeza nas colónias, tendo, por isso, o Município implementado alguns abrigos para gatos.
Recentemente, o Município de Braga lançou também a figura do Provedor do Animal, cuja responsabilidade é assumida por Filomena Costa desde novembro de 2022.
Ainda esta segunda-feira, a autarquia revelou os dados relativos a outra dimensão de apoio aos animais, o socorro prestado pelos Bombeiros Sapadores de Braga ao longo de 2022.
Pretende adotar um animal em Braga? Pode ajudar a Associação Bracarense Amigos dos Animais
