Câmara de Braga lança visita virtual à cidade para “criar apetite” aos turistas

Uma viagem virtual através de imagens 360º e com a ajuda de notas históricas. É desta forma que se carateriza o Virtual Tour de Braga, apresentado esta sexta-feira, no Posto de Turismo.
A iniciativa permite navegar pelo interior e pelo exterior de 25 monumentos e outros locais da cidade. O trajeto é dividido em duas vertentes: ‘Replay’, mais ligada à componente histórica, onde se incluem o Bom Jesus, o Palácio do Raio ou o Arco da Porta Nova, e ‘Play’, mais virado para o futuro e para a inovação, que agrega espaços como o Parque da Ponte, o gnration ou o Estádio Municipal.
Para Hugo Teixeira, sócio da Easy Guest On, empresa bracarense responsável pelo desenvolvimento da plataforma, “toda a interação que se gera é o grande segredo” do Virtual Tour de Braga. “Podemos conhecer a história e locais de interesse associados a cada monumento. Além disso, através desta ferramenta, conseguimos ir diretamente ao Google Maps, às redes sociais e aos websites dos diferentes espaços”, concretiza.
No total foram tiradas mais de 2 mil fotografias, antes da visita virtual ser criada. O vereador do Turismo explica que o objetivo da plataforma é “dar a conhecer todo o património de Braga”, de forma a “lançar a curiosidade e criar apetite a quem vê”. “É bonito olhar para isto de uma forma virtual, mas tem outra grandiosidade se a experiência for no local”, refere Altino Bessa.
Já Rui Marques, diretor-geral da Associação Comercial de Braga, considera que esta ferramenta, além de “ajudar a convencer os turistas no momento de escolher um destino”, serve também de guia para os cidadãos locais.
O Virtual Tour de Braga está disponível no site da VisitBraga em português, inglês, espanhol e francês. A iniciativa pode ainda ser experienciada através de QR Code e de óculos de realidade virtual, que se encontram no Posto de Turismo.
