Câmara de Braga cria consultas para a prevenção de dependências

Braga assinalou o Dia Mundial de Saúde, esta segunda-feira, com a assinatura de um protocolo voltado para a implementação de uma consulta de prevenção, sobretudo à dependência de ecrãs, dos jovens. A parceria entre o Município e o Instituto para os Comportamentos Aditivos e as Dependências do Centro de Respostas Integradas (CRI) de Braga foi formalizado nos Paços do Conselho.
Em conferência Maria João Santos, do CRI de Braga, aponta que esta iniciativa pretende “promover o bem-estar e o desenvolvimento inter e intrapessoal destes jovens”, que apresentem um baixo risco ao nível do uso, mas, em termos de possibilidade “elevado” de passar para um abuso ou para uma dependência. O protocolo com duração inicial de 24 meses, com a cedência de dois psicólogos para atuar no Gabinete Municipal de Saúde, vai estar localizado no 1º piso do Shopping de Santa Tecla, com atendimento as quartas e sextas-feiras, à tarde.
Segundo a vice-presidente da Câmara de Braga, Sameiro Araújo, este espaço é destinado a atendimento na área da saúde juvenil e a promoção de estilos de vida saudáveis, privilegiando o diagnóstico e a intervenção precoce. A iniciativa é destinada a jovens com idade compreendida entre os 12 e os 24 anos, referenciados por entidades previamente definidas. “Pretendemos proporcionar às nossas crianças e jovens cuidados de saúde e no combate às dependências, sobretudo às dependências de ecrã, pois é na prevenção que tudo deve começar”, refere.
Apesar de Braga, não ser confrontado com dados “tão preocupantes como vamos vendo emergir noutras cidades”, o presidente da Câmara Municipal, Ricardo Rio, sublinha que é preciso trabalhar na prevenção. Esta questão, vinca, é obviamente uma questão que preocupa a todos.
