Câmara de Braga avança com abate e substituição de 35 árvores

Um conjunto de 35 árvores situadas nas avenidas Imaculada Conceição, João XXI e João Paulo II vão ser abatidas, nas próximas semanas, e substituídas, em “época própria para a sua plantação, por exemplares adequados aos locais”, pela Câmara de Braga. A decisão tem por base “um diagnóstico do estado fitossanitário e da solidez biomecânica”.
Através de um comunicado enviado esta sexta-feira, a autarquia explica que se trata de “uma medida de segurança para pessoas e bens, resultando de uma avaliação fitossanitária e de risco de fratura de árvores desencadeada pela comunicação por parte de cidadãos e das juntas de freguesia”.
Através do método VTA – Visual Tree Assessment, no total, foram avaliadas 42 árvores, todas de porte elevado, maioritariamente lódãos, mas também alguns exemplares de freixo e ulmeiro.
Grande parte apresenta “fragilidades ao nível do sistema radicular, do colo do tronco, do tronco, das pernadas e da copa”, que levam “a concluir que se encontram em risco eminente de queda”. No concerne às outras sete, a Câmara de Braga vai realizar intervenções “ao nível de poda, de modo a prolongar a vida das árvores por mais alguns anos”.
