Câmara de Barcelos reúne com Governo para priorizar obras em mais escolas

O Governo sinalizou quatro escolas, em Barcelos, na lista de prioridades ao nível da requalificação do parque escolar. A Câmara considera que existem outras situações preocupantes e, por isso, tem agendada uma reunião com o ministério tutelado por João Costa.
Mariana Carvalho, vereadora da Educação na Câmara de Barcelos, adianta que várias intervenções, ao nível de eficiência energética, vão arrancar este ano letivo. “Estamos numa fase de terminar projetos em 18 escolas, há escolas onde serão feitas pequenas intervenções e, nesse sentido, estamos a dotar as juntas para as fazer”, afirmou.
As intervenções de grande monta, esclareceu, estão ainda dependentes de financiamento.
Quanto a assistentes operacionais e técnicos, o município já abriu um processo concursal porque prevê muitas baixas nas equipas, devido a doença ou reforma.
Em Barcelos, o município tem apoiado as juntas de freguesias e associações de pais na contratação de auxiliares dedicados a crianças com necessidades específicas, nos períodos não letivos.
O município vai lançar este ano um projeto, que envolve os movimentos associativos, culturais e desportivos do concelho, “para enriquecer as atividades extracurriculares”. “É na educação não formal que conseguimos intervir”, explicou a vereadora, dando conta de um programa denominado “Educação para as emoções”, que visa “colmatar os problemas que a pandemia nos deixou”. O programa é destinado aos alunos do 3.º e 4.º anos, que viveram a pandemia nos primeiros dois anos do 1.º ciclo, e contará com o apoio de psicólogas.
“Uma questão que nos preocupa é o facto de as provas e exames nacionais passarem para formato digital até 2025 e, nesse sentido, o município vai garantir a todos os alunos do 9.º ao 12.º ano, cerca de quatro mil alunos, o acesso gratuito a uma plataforma, contribuindo para um trabalho autónomo, sendo um bom complemente de estudo e treinando-os para as provas digitais”, finalizou.
