Caíram mais de 50 árvores no Bom Jesus na tempestade de outubro

Confraria do Bom Jesus do Monte estima um prejuízo de 30 mil euros resultado da tempestade que afetou Braga no mês passado.

Começaram esta semana os trabalhos tendo em vista a reparação dos danos causados pela tempestade Kirk no passado mês de outubro. Só na zona que envolve a mata e o complexo monumental da UNESCO caíram cinquenta árvores, quase todas de grande porte, e a maioria na mata, não afetando de forma significativa o património.

Num ponto de situação, Varico Pereira, da Confraria do Bom Jesus do Monte, esclareceu que os danos causados na estrada estão desde esta semana a ser reparados pela Infraestruturas de Portugal, seguindo-se a reparação ao longo do escadório. Na zona do bar do lago, uma árvore de grande porte atingiu de forma parcial o equipamento, sem afetar o seu funcionamento.

“Felizmente, os estragos no património arquitetónico foram reduzidos. Temos a contabilizar muros na zona dos escadórios e na zona da Alameda, com a queda de três árvores, tivemos também a queda de uma árvore no bar do lago que afetou a cobertura. Em toda a mata foram mais de cinquenta árvores de grande porte que caíram. Não houve prejuízos financeiros significativos, mas prejuízos na floresta”, especificou.

Um “grande desabamento de terras afetou o escadório”, mas a Infraestruturas de Portugal “já está a fazer a reparação”.

Partilhe esta notícia
Elsa Moura
Elsa Moura

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Livros com RUM
NO AR Livros com RUM A seguir: Só Jazz às 22:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv