Guimarães quer Senhora da Oliveira reconhecido como Hospital Universitário

O presidente do Centro Académico e de Formação do Hospital Senhora da Oliveira, em Guimarães, Pedro Cunha, quer a unidade hospitalar reconhecida como Hospital Universitário. A ambição foi anunciada esta quinta-feira, na sessão de certificação. O desejo é partilhado pelo presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança que considera que “o Hospital Senhora da Oliveira de Guimarães merece ter o estatuto de Hospital Universitário, sendo que,para o autarca, “na substância, já o é, por todo o trabalho efetuado nos últimos anos”.
O Centro Académico e de Formação (CAF) do Hospital Senhora da Oliveira recebeu, esta quinta-feira, a certificação de Gestão da Investigação, Desenvolvimento e Inovação (IDI), sendo o primeiro centro distinguido a nível nacional.
Segundo a unidade hospitalar, “esta atribuição desta certificação é o reconhecimento da Qualidade e Excelência do serviço prestado pelo Centro Académico e de Formação (CAF) do Hospital Senhora da Oliveira no âmbito da Investigação, Formação e Ensino, permitindo a sistematização de práticas e processos”. “O desenvolvimento e a implementação de um sistema de IDI permitem “consolidar o presente e projetar o futuro da instituição nestes domínios”, acrescentam.
Na sessão, Pedro Cunha destacou a formação “de âmbito nacional” e realçou o trabalho desenvolvido em parceria com a AICIB – Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica, AENOR, Escola de Medicina da Universidade do Minho, ARS Norte, PtCRIN Portuguese Clinical Research Infrastructure Network, e a todos os profissionais do Hospital.
Para Henrique Capelas, presidente do Conselho de Administração do Hospital Senhora da Oliveira, o Centro Académico e de Formação é fruto de uma “visão estratégica” , que terá novos desenvolvimentos em virtude da recente aprovação do Hospital de Dia de Investigação Clínica.
“Guimarães tem motivos para se orgulhar do nosso hospital. Não só Guimarães e os vimaranenses, mas todas as comunidades que são abrangidas pelos seus serviços”, afirmou o presidente da Câmara Municipal, Domingos Bragança. O autarca considera que a cidade tem “um dos melhores hospitais do país e está no topo da investigação clínica e biomédica”. “A Câmara Municipal está disponível para todas as parcerias no domínio da investigação científica na área da medicina, inclusive para desenvolver projetos com investimento público e privado, que possam fazer do território vimaranense um cluster na área da saúde”, garantiu ainda.
O Hospital Senhora da Oliveira considera ainda que “com a certificação do CAF, com a presença da Escola de Medicina da Universidade do Minho e com a contribuição de um sistema científico multidisciplinar, Guimarães reúne as condições de contexto para se afirmar como um Centro de Investigação Clínica e Biomédica”.
“Nada nos é dado. A nossa sina é ter que trabalhar mais e mais para obter resultados e o reconhecimento. Nós fazemo-lo”, lamentou Domingos Bragança.
