Escola de Medicina da UMinho oferece plataforma de serviços clínicos digitais

Perante o surto do novo coronavírus, a Escola de Medicina da UMinho disponibilizou uma plataforma de serviços clínicos digitais.
No Centro de Medicina P5, está já disponível um avaliador de sintomas, que envolve uma equipa de resposta multidisciplinar de profissionais e conta com a colaboração de “mais de 200 estudantes (5.º e 6.º ano) e 6 docentes da Escola de Medicina, todos médicos”.
Fábio Borges, médico do Centro de Medicina Digital P5, explicou, em declarações à RUM, que o avaliador “permite aos utilizadores descrever uma situação de saúde e colocar questões sobre a doença”. Para tal, os interessados apenas têm que aceder ao site do P5, “preencher o formulário com as dúvidas sobre a doença, que, posteriormente, serão analisadas pelos profissionais de saúde do P5, com a ajuda dos alunos de Medicina da UMinho, que darão a orientação mais adequada à situação”.
Dúvidas sobre sintomas ou medidas de protecção e isolamento poderão ser esclarecidas pelos profissionais do Centro de Medicina P5. Um serviço gratuito e acessível a qualquer pessoa, que pretende completar a oferta Serviço Nacional de Saúde, que por estes dias não tem mãos a medir.
Recorde-se que os sintomas da COVID-19 são semelhantes a uma gripe e englobam febre, tosse, falta de ar (dificuldade respiratória) ou cansaço. Caso tenha algum destes sintomas, tenha estado em contacto com alguma pessoa com COVID-19, tenha regressado há menos de 14 dias de uma área afetada ou dúvidas sobre a COVID-19 consulte o P5.
