BragaHabit quer aumentar apoios no âmbito do RADA em 2021

O administrador da BragaHabit mostrou disponibilidade para aumentar os apoios à habitação, no âmbito do RADA – Regime de Apoio à Habitação, no próximo ano.
Depois do vereador da CDU ter mostrado preocupação com “a falta de resposta” da empresa municipal “ao aumento da procura de apoio à habitação”, Vítor Esperança frisou que, em 2019, “houve um aumento de plafond municipal e há uma resposta efectiva” ao nível do apoio.
Em 2019, 663 famílias pediram apoio habitacional e 630 foram apoiadas pelo RADA.
O administrador da empresa municipal garantiu que o aumento do número de pedidos de ajuda surge no contexto do RADA, e esses “não têm lista de espera”.
O relatório de Contas da empresa municipal foi discutido esta segunda-feira, em reunião do executivo.
Carlos Almeida frisou ainda a “carência muito grande de investimento na reabilitação dos fogos”.
O aumento de pedidos de habitação surge em 2018, segundo o administrador, “fruto de uma expectativa criada a nível nacional”. “Há pedidos de habitação e como as regras não eliminam candidaturas estas vão-se acumulando. Nos últimos anos, os fogos disponíveis não foram reabilitados porque reservei 40 fogos, entre as Enguardas e Santa Tecla, para servirem de apartamentos de transição, só passando a ser disponibilizados na parte final”, acrescentou.
A BragaHabit apresenta em 2019 um resultado líquido positivo de cerca de 110 mil euros.
