BragaHabit e AEB celebram acordo para dinamizar projetos de inovação social

‘Valores de confiança, responsabilidade na mudança’ é o novo slogan da BragaHabit, que assinalou, esta quarta-feira, 24 anos de atividade com a celebração de um protocolo com a Associação Empresarial de Braga (AEB) que prevê a realização de um conjunto de iniciativas de inovação social. 

De acordo com o administrador da BragaHabit, Carlos Videira, o novo acordo de cooperação vai permitir a “criação de uma plataforma que irá cruzar as necessidades dos beneficiários da empresa municipal e das organizações sociais, com as necessidades das empresas que poderão responder através de práticas de responsabilidade social ou de voluntariado dos seus trabalhadores”.

Além disso, o protoloco prevê a dinamização de uma rede de mentores para os projetos de inovação social e a criação de um fundo de impacto corporativo para financiar projetos de inovação social, nomeadamente “uma intervenção comunitária num bairro, numa rua ou numa habitação”.

Por sua vez, o presidente do conselho de administração da BragaHabit, enaltece o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido ao longo dos anos. João Rodrigues destaca ainda o papel da empresa municipal no setor da habitação e reforça a necessidade de “alargar os apoios à classe média”.

“Com tudo aquilo que se está a viver no setor da habitação, o município entendeu que uma franja da classe média é também já merecedora de uma série de apoios e iniciativas. O melhor exemplo disso foi o aumento do limiar do rendimento de quem pode ou não ser beneficiar dos apoios à habitação da autarquia, designadamente através da BragaHabit”, refere o também vereador com o pelouro da Habitação. 


“A economia e a inovação social fomentam o progresso das comunidades”, presidente da AEB

O presidente da Associação Empresarial de Braga realça o trabalho dinamizado pela BragaHabit que diz ser “fundamental para a construção de uma comunidade mais justa e inclusiva”. Daniel Vilaça afirma que o protocolo “permitirá desenvolver iniciativas e projetos conjuntos centrados na capacitação para a inovação social, no apoio a empreendedorismo social e na promoção de investimento associado à criação de novas respostas para problemas sociais”.

O responsável apela ainda “à responsabilidade social das empresas para que se promova em Braga uma aproximação entre o setor empresarial e o setor social, tendo como objetivo capacitar empreendedores sociais e alavancar projetos de inovação social”.

A sessão comemorativa, que decorreu no Human Power Hub, contou ainda com a apresentação da política de responsabilidade social corporativa da empresa municipal e uma mesa redonda.

Partilhe esta notícia
Catarina Martins
Catarina Martins

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Music Hal
NO AR Music Hal A seguir: SS 22 às 18:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv