BragaHabit cede habitação para criação de residência partilhada no Bairro das Andorinhas

A BragaHabit vai disponibilizar uma habitação à Associação de Moradores das Andorinhas para a criação de uma residência partilhada. O protocolo de colaboração entre as partes e respetivo contrato de comodato foi assinado esta quarta-feira. A fração cedida pela empresa municipal destina-se ao acolhimento de indivíduos que se encontrem em situação de vulnerabilidade social.
Segundo Carlos Videira, administrador executivo da BragaHabit, trata-se de uma medida que visa dar resposta a situações de vulnerabilidade social e habitacional que necessitam de um acompanhamento de maior proximidade e que não preenchem os requisitos de acesso ao regime de residência partilhada estabelecidos no Regulamento de Apoio à Habitação do Município de Braga.
“Os últimos tempos têm sido de um grande dinamismo no Bairro das Andorinhas, a começar naturalmente pelo projeto ‘ÁS – Andorinhas Saudável’ que a própria associação de moradores desenvolveu, como também pelo processo de candidaturas ao programa 1º Direito, que iniciamos há pouco tempo e que já conta com muitas candidaturas aprovadas. Paralelamente surgiu a questão sobre a possibilidade de ter uma residência partilhada, uma reivindicação antiga da associação, no sentido de dar uma resposta de proximidade”, refere.
Atualmente, a BragaHabit conta com 20 residências partilhadas, sendo que 13 estão sob a sua gestão direta, com cerca de 40 pessoas, e outras sete estão protocoladas com entidades como a Cáritas Arquidiocesana de Braga, a Casa de Saúde do Bom Jesus, a Delegação de Braga da Cruz Vermelha Portuguesa e o Município de Braga, no âmbito do Núcleo de Planeamento e Intervenção dos Sem-Abrigo. A estas, junta-se a habitação no Bairro das Andorinhas que será a primeira a ser gerida por uma associação de moradores. Para Carlos Videira trata-se de “uma parceria de carácter inovador, que vai dar uma resposta de maior proximidade, essencial para o acompanhamento”.
O protocolo entra em vigor a 1 dia de agosto, tendo a duração de 24 meses.
