Braga Young Virtuosi traz à cidade os melhores jovens violinistas do mundo

De 16 a 20 de Setembro, são esperados, em Braga, os melhores jovens violinistas do mundo.
O Altice FORUM Braga recebe a 1.ª edição do Braga Young Virtuosi, um concurso que vai dar música à cidade e desafia os jovens a mergulhar na cultura portuguesa, já que um dos objectivos é que os participantes toquem um fado no violino.
O concurso, que foi impulsionado pelo professor de violino da Universidade do Minho, Eliot Lawson, foi apresentado, esta quinta-feira, no FORUM Braga.
Docente há 12 anos, Eliot é o presidente de um júri internacional, que conta com representantes da China, Estados Unidos da América, Rússia e Portugal. Embora sejam esperadas cerca de 70 inscrições, da “Ásia, América,Rússia e Europa”, apenas 12 serão admitidos e desses só metade segue para a fase final do concurso.
Os critério de selecção, desvenda Eliot Lawson, passarão pelo “som, afinação, ritmo e, o que marca a diferença, a interpretação, musicalidade e apresentação em palco”. “Quando um músico toca, ele conta uma história”, afirmou o professor. O júri avalia, inicialmente, os candidatos por vídeo. Numa fase posterior, depois das actuações, atribuem uma nota de 0 a 10. “Vai ser ‘la crème de la crème’ dos jovens. Acho que vão tocar de uma maneira incrível. É uma mistura da cultura portuguesa com a da música erudita ao mais alto nível”, afirmou o jurado.
Todas as provas serão acompanhadas pela orquestra Sinfonietta de Braga. “O reportório é muito interessante. Vão ter que tocar um fado e eu estou muito curioso para perceber como é que um prodígio chinês vai tocar um fado em violino”, apontou o professor da UMinho.
Formato do concurso “é inovador em termos nacionais e internacionais”
Para a vereadora da Cultura na Câmara Municipal de Braga, Lídia Dias, trata-se de “uma proposta inovadora no panorama cultural da cidade e da região e o formato é inovador em termos nacionais e até internacionais”. “É sinal de que Braga não está fechado ao mundo”, acrescentou.
O apoio do município, fez saber a vereadora, rondará os “25 mil euros”, além do apoio logístico, como seja a cedência das instalações do Altice FORUM Braga. A vereadora sublinhou ainda o apoio recorrente do município aos jovens talentos.
Para o curador Paulo Morais este é um concurso “relativamente raro”, que pretende “trazer a Braga os grandes prodígios que procurem atrair à cidade, mais do que o público habitual da música erudita, a curisoidade das pessoas que normalmente não assistem aos concertos deste tipo de música”.
A primeira semi-final está agendada para o dia 18 de Setembro, estando a final prevista para dois dias depois (20 de Setembro). No dia 22, o Braga Young Virtuosi junta-se à Braga Barroca, para um concerto de Laureados, na Igreja de S. Paulo. Os interessados deverão candidatar-se, até 24 de Junho, através do site do concurso, sendo critério obrigatório ter entre 8 e 13 anos. A taxa de inscrição tem um valor de 100 euros.
Os prémios do concurso variam entre os 750 euros (6.º classificado) e os 3.000 euros (vencedor). Haverá ainda um Prémio do Público e um pelo melhor fado.
