Braga Warriors enfrentam nova época com “ambição” de serem campeões nacionais

A Liga Portuguesa de Futebol Americano arranca este mês.

Já foram a duas finais, mas nunca chegaram ao mais alto patamar do futebol americano em Portugal. Depois do segundo lugar em 2011/2012 e 2013/2014, os Braga Warriors partem para a nova temporada, que arranca este mês, com o objetivo de se sagrarem campeões nacionais.

Entrevistado no programa RUM(O) Desportivo, Tiago Ranhada, atleta e um dos treinadores, lembrou o percurso da equipa na época passada. O quarterback refere que “partiu sem grandes expetativas”, até porque havia “muita malta nova” na modalidade, mas conseguiu atingir o playoff da Liga Portuguesa de Futebol Americano, onde foi eliminada nas meias-finais diante dos Lisboa Devils, que depois foram derrotados pelos Cascais Crusaders.

Ainda assim, admite, “a espinha ficou encravada”, servindo como motivação para a época que se avizinha. “Acho que parte da emoção de iniciar um novo ano é construir uma nova equipa, em cima de uma base que vem do ano passado. Temos a ambição de sermos campeões claramente”, salienta.



Plantel recetivo a incluir novos atletas

Neste momento, os Braga Warriors têm um plantel formado por 35 elementos, incluindo 13 caras novas em relação à época anterior. O mais novo tem 16 anos e o mais velho 45. O presidente do clube, que também participou no programa, explica que os Braga Warriors estão recetivos a integrar novos membros, embora haja “um período de adaptação” a cumprir.


De acordo com Gonçalo Leite, que também é atleta, “a maior parte das pessoas que chega à equipa nunca jogou futebol americano e experimenta o desporto porque viu uma ou duas vezes na televisão ou na internet”, com o Super Bowl a ser “o principal chamariz”. “Como não é uma modalidade aprendida nas escolas e como não tem grande visibilidade em Portugal, o nível de conhecimento do jogo e das regras, geralmente, é pouco”, assinala.

Nesse sentido, além dos dois treinos semanais, às terças e quintas-feiras, das 21h30 às 23h30, no Campo da Caseta, em Nogueira, existem sessões teóricas. A estreia na Liga Portuguesa de Futebol Americano, formada este ano por sete equipas, acontece no dia 25, numa receção aos Porto Mutts. 

Partilhe esta notícia
Tiago Barquinha
Tiago Barquinha

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Só Jazz
NO AR Só Jazz
00:00 / 00:00
aaum aaumtv