Braga volta a ter três praias fluviais com bandeira azul no verão de 2023

A praia fluvial de Merelim S.Paio volta a ser galardoada com a bandeira azul, depois de não ter conseguido a distinção o ano passado. A esta juntam-se a praia fluvial da Ponte do Bico e de Adaúfe, que já hastearam a bandeira azul em 2022.
No caso de Adaúde, a Associação Bandeira Azul evidencia “a ampla zona relvada, a iluminação pública, bar, campo de volley, desportos radicais, fitness e desportos aquáticos”. “Para além das condições naturais que o Rio Cávado oferece, tem um extenso relvado recortado por percursos pedonais acessíveis bem como um interessante património edificado do qual se destaca um engenho para elevação de água e rega dos campos agrícolas adjacentes. Possui cadeira de rodas anfíbia, flutuante e submersível e instalações sanitárias adaptadas a utentes com mobilidade condicionada”, destacam ainda.
A praia fluvial da Ponte do Bico é apontada como “uma das mais concorridas na época de verão, com um vasto areal e zona de relvado”. “O parque de merendas, convida a estar em família ou entre amigos praticamente durante todo o dia, usufruindo das sombras proporcionadas pelas árvores. Os grelhadores cobertos convidam a um piquenique diferente. Esta praia tem várias infraestruturas de apoio como bar, casas de banho, chuveiros e posto de primeiros socorros”, destaca ainda a Associação.
O facto de as praias serem servidas por transporte público, através dos TUB.
A nível nacional, este ano há apenas mais uma praia a receber o galardão do que no ano anterior. São agora 394 no total, isto porque há mais saídas (12) do que novas entradas (9), a que acrescem quatro reentradas.
O número de praias galardoadas corresponde a cerca de 60% do total de águas balneares nacionais.
A Bandeira Azul é um símbolo de qualidade, que distingue o importante esforço de diversas entidades para tornar possível a coexistência do desenvolvimento local a par do respeito pelo ambiente, elevando o grau de consciencialização ambiental dos cidadãos.
